A colheita de soja do ciclo 2022/2023 está em sua reta final no oeste da Bahia. Em seu último levantamento, divulgado nesta terça-feira (25), a Associação dos Agricultores e Irrigantes do estado (Aiba) informou que a área colhida da oleaginosa já alcançou 95% da área, o que corresponde a um total de 1,7 milhão de hectares.
A expectativa é que durante a semana sejam colhidos mais de 30 mil hectares, onde as condições climáticas corroboram para o avanço na operação. O oeste da Bahia é a região que abriga a maior parte das lavouras de soja do estado, com cerca de 90% da produção.
A soja deve alcançar cerca de 7,5 milhões de toneladas nesta temporada no oeste baiano, com produtividade média de 67 sacas por hectare.
Milho na Bahia
O boletim da Aiba traz ainda atualizações sobre o milho, cuja colheita segue avançando nas principais microrregiões do oeste do estado. O ritmo está acelerado e a previsão é que todas áreas da safra verão sejam colhidas até a primeira quinzena de junho. A produção está estimada em 2,3 milhões de toneladas, com produtividade de 180 sacas por hectare.
Quanto ao milho segunda safra, espera-se uma produção de 456 mil toneladas, com produtividade em 190 sacas por hectare.