A colheita da safra de verão do milho atingiu 85% no Oeste da Bahia, região que concentra a maior parte das áreas produtivas do estado. Os dados são do levantamento realizado pelo Conselho Técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).
Na região foram plantados 180 mil hectares, com produtividade em torno de 185 sacas por hectare e volume total de 1,7 milhão de toneladas do grão na safra 2022/2023.
“Apesar de algumas dificuldades como a cigarrinha, ou o ataque de lagartas, a exemplo da Spodoptera frugiperda, que tem incomodado bastante os agricultores, o panorama parcial da atual safra é satisfatório”, afirma o gerente de Agronegócio da Aiba, Aloísio Júnior. Segundo ele, as lavouras apresentaram potencial incremento de pouco mais de 30% de produtividade.
Safra produtiva
Para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de milho 2022/2023 na Bahia poderá superar 4 milhões de toneladas. As principais contribuições provêm da primeira (2,7 milhões de toneladas) e da terceira (1,1 milhão de toneladas) safra do cereal.
Em seu conjunto, a produção de milho, no estado, apresenta previsão de crescimento de 20,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.