Nesta terça-feira (26), foi realizada na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília, a 1ª Reunião Extraordinária do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba (CGPDA Matopiba).
A reunião contou com a apresentação e aprovação do Calendário de reuniões ordinárias do Comitê, a proposta de Regimento Interno e a instituição de três Grupos Técnicos: GT1 – Ordenamento e Gestão Territorial, GT2 – Desenvolvimento Agropecuário, GT3 – Desenvolvimento Agroindustrial.
O secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Wallison Tum, também participou da reunião e reforçou o compromisso do estado com o desenvolvimento sustentável da região.
Para o titular da Seagri, o Plano é fundamental para acelerar o crescimento dessa região tão importante do Cerrado.
“Esta reunião é um marco para o Matopiba. Estamos comprometidos em proporcionar progresso e qualidade de vida a todos os envolvidos nessas regiões. A Bahia, em particular, tem um papel crucial neste plano, sendo a maior produtora de grãos do Nordeste e a segunda maior de fibra, atrás apenas do estado do Mato Grosso.”, disse o secretário.
O Matopiba
O Matopiba é uma região formada pelo estado do Tocantins e partes dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia, onde ocorreu forte expansão agrícola a partir da segunda metade dos anos 1980.
De acordo com a Seagri, a região compreende 337 municípios em 31 microrregiões geográficas, que somam cerca de 73 milhões de hectares.
Além disso, a produção agropecuária do Matopiba é marcada pelas grandes colheitas de grãos, especialmente soja, milho e algodão, mas conta também com possibilidade de expansão em nichos como fruticultura e florestas.
Em novembro de 2023, o Governo Federal editou o Decreto nº 11.767, que dispõe sobre o Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba – PDA-Matopiba.
O Plano visa promover e coordenar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico, ambiental e social sustentável, fundado nas atividades agrícolas, pecuárias e agroindustriais que resultem na melhoria da qualidade de vida da população.
Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!