LOGÍSTICA

Correios atuarão como parceiro logístico da agricultura familiar na Bahia

Colaboração estabelece soluções logísticas que facilitam escoamento da produção

Correios, parceria, governo da Bahia, Logística, agricultura familiar
Foto: André Frutuôso/CAR

O governo da Bahia formalizou uma parceria com os Correios, por meio de um termo de cooperação técnica, para impulsionar agricultura familiar baiana com o apoio logístico, ampliando a comercialização de produtos.

O acordo foi firmada durante a Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, em dezembro de 2024.

Essa colaboração estabelece soluções logísticas que facilitam o escoamento da produção, permitindo que os produtos cheguem a todas as regiões do Brasil e até ao mercado internacional.

Viabilizada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e pelaUnião das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes Bahia), a parceria oferece aos agricultores familiares, cooperativas e associações a possibilidade de otimizar suas entregas, superando desafios logísticos históricos e fortalecendo a presença dos produtos no comércio digital.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, enfatiza que a parceria fecha um ciclo fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar baiana.

“Ela conecta todos os elos da cadeia produtiva — o agricultor, a cooperativa e o consumidor. É mais uma revolução nesse segmento, um passo decisivo para expandir a presença dos produtos em todo o mundo”.

cooperação, logística, operação logística dos Correios para agricultura familiar da Bahia
Foto: André Frutuôso/CAR

Logística facilitada

De acordo com informações da CAR, com essa parceria, os Correios oferecem soluções logísticas que beneficiam produtores e consumidores.

O gerente regional de Desenvolvimento dos Correios, Juarez Pereira, destaca a abrangência do serviço:

“Somos o maior operador logístico da América Latina e estamos presentes em todos os municípios baianos. Com essa parceria, podemos entregar desde pequenas encomendas para consumidores individuais até grandes remessas de cooperativas para todo o Brasil e o exterior. Em Salvador, entregamos pedidos em até 24 horas, com prazos diferenciados para outras capitais e o interior do Estado.”

A parceria também inclui coleta programada nas sedes das cooperativas, envio de amostras para feiras nacionais e internacionais e personalização da logística do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Além disso, estão sendo criados Centros de Distribuição em Salvador, com planos de expansão para outras capitais, otimizando o abastecimento e reduzindo custos.

Impacto para as cooperativas

Para as cooperativas, a parceria representa um avanço estratégico, proporcionando maior previsibilidade e segurança nas entregas.

Rodolfo Moreno, diretor de Comercialização da Unicafes Bahia, destaca a importância da rastreabilidade e confiança no sistema dos Correios:

“Antes, enfrentávamos gargalos logísticos significativos. Agora, temos um sistema confiável, com rastreamento e segurança nas entregas, o que melhora a eficiência operacional das cooperativas filiadas à Unicafes.”, ressalta Moreno.

Cristóvão Roma, presidente da Cooperlad, comemora os resultados dessa colaboração: “Graças a essa parceria, conseguimos melhorar nossa logística, expandir nossa comercialização e aumentar em 23% o faturamento. Antes, atendíamos 5 municípios; agora, atendemos 11. Já enviamos mais de cinco toneladas de produtos pelos Correios, o que representa um grande avanço para as cooperativas e nossa presença no mercado.


Siga o Canal Rural Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Clique aqui e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp!