MATOPIBA

Expoema espera bater recorde de público e vendas

Feira agropecuária oferece atrações tradicionais como leilões, torneio leiteiro, hipismo, exposições pecuárias,

Abertura Expoema 2024, feira agropecuária em São Luís, Maranhão. Evento teve presença de autoridades e entidades como Sistema Faema/Senar
Foto: Divulgação/Faema-Senar

Foi iniciada no último domingo (1º), no Parque Independência, em São Luís (MA), a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema). A feira chega à 64ª edição com o tema “Maranhão Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação: o agro maranhense para o mundo”.

Neste ano, a expectativa é que a feira supere os números da edição 2023 tanto em vendas quanto em público.

A Expoema 2024 traz novidades como o Encontro Nordestino de Leite e Derivados, além de novos cursos e palestras nacionais.

As tradicionais atrações, como leilões, torneio leiteiro, hipismo, exposições pecuárias, prova de 3 tambores, Fazendinha Kids, stands empresariais e institucionais e os shows culturais.

Para o Governo do Maranhão, um dos organizadores da feira, o evento é uma grande vitrine de negócios e de geração de emprego e renda no estado.

As altas expectativas para a Expoema 2024 são reflexo dos resultados da edição 2023. De acordo com dados obtidos pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), junto à Associação Dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), em 2023, mais de 500 mil pessoas visitaram a feira, superando em 20% a expectativa de público em relação a 2022.

Abertura Expoema 2024, feira agropecuária em São Luís, Maranhão. Evento teve presença de autoridades e entidades como Sistema Faema/Senar
Foto: Divulgação/GOVMA

Além do aumento de visitantes, em 2023, a feira atraiu quase 60 grandes expositores, incluindo financiadoras, instituições comerciais, cooperativas e revendedoras de maquinários e insumos para o agronegócio.

A abertura contou com a presença do governador Carlos Brandão, acompanhado pelo presidente da Ascem, Ricardo Ataíde, do presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, de representantes de entidades do setor produtivo, empresas parceiras, produtores rurais e da sociedade de modo geral.

O evento agropecuário seguirá até o próximo domingo (8), com programação rica em atividades voltadas para o fortalecimento do setor agropecuário com apoio de grandes marcas de aos órgãos estaduais e entidades relacionadas ao mundo do agronegócio.

A abertura aconteceu logo após a cerimônia de abertura da 18 edição do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados – XVIII ENEL, realizado pelo Sebrae, que vai até o dia 4 (quinta), no espaço da Expoema com programação voltada para os produtores de leite da Ilha e de todo estado.

Parcerias

Durante a inauguração da Feira, o governador destacou a parceria com a Ascem, com o sistema Faema/Senar, com o Sebrae, Fiema e outras entidades de relevância para o setor produtivo no estado e enfatizou o desempenho de órgãos estaduais para conquista da zona livre da febre aftosa sem vacinação.

“É um momento diferente, onde nós vencemos a aftosa, o que significa dizer que as portas do Maranhão se abriram para outros estados, para o mundo e para a venda da carne bovina, com segurança”, comemorou o governador Carlos Brandão durante entrevista coletiva após solenidade de abertura da exposição.

Além disso, destacaou a importância da participação do sistema Faema/Senar, e todas as atividades que estão sendo oferecidas ao público, como cursos, vitrines, palestras, oficinas e consultorias.

O presidente da entidade, Raimundo Coelho, disse que a cada ano, o sistema Faema/Senar evolui com as ações dentro da Expoema.

“Aqui nós estamos com dezessete cursos de várias modalidades e ainda temos este ano, uma carreta onde é possível ofertar variadas oficinas sobre alimentação. Também temos em nosso estande, vitrines, cursos de capacitação e ainda, serão realizados dois dias de Encontro com Produtores Rurais, que reunirá centenas de produtores rurais, que ouvirão palestras cujo tema será o  conhecimento”, frisou ele, acrescentando que nos dois eventos consecutivos, serão mostrados o avanço da produção rural, através da assistência técnica e gerencial (ATeG).


Siga o Canal Rural Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Clique aqui e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp