Em Uruçuí

Exposoja supera recorde em visitantes e negócios

Segundo organização da Exposoja, o volume de negócios realizados é estimado em mais de R$ 700 milhões

Exposoja, Nova Santa Rosa, Piauí, feira agrícola, negócios, agro, comunidade
Foto: Neto Fotografia

A organização da Exposoja, feira que aconteceu nesta última semana em Nova Santa Rosa, no sul do Piauí, espera um número final de mais de R$ 700 milhões em negócios realizados durante a 15ª edição. Os produtores que organizam a feira ainda estão computando os resultados junto às empresas expositoras, mas se surpreenderam com o crescimento observado.

A vasta programação de quatro dias, que aconteceu entre 7 e 10 de maio, atraiu mais de 30 mil visitantes na comunidade agrícola do município de Uruçuí. O crescimento estimado do evento foi de 15% em relação ao ano passado, segundo a Associação dos Produtores Rurais de Nova Santa Rosa.

“Nós acompanhamos esse crescimento, desde quando eram pequenos estandes, e hoje virou uma feira de grande porte”, conta o presidente da Aprosoja no Piauí, Alzir Neto.

Representante de uma das instituições financeiras presentes na feira, o superintendente do Banco do Nordeste afirma que pequenos e micro empresários tem registrado crescimento na região de Nova Santa Rosa, o que atraiu investimentos.

“Estamos vendo acontecer a integração e verticalização da produção, atraindo agroindústrias, indústrias e projetos de todos os portes”, conta Francisco das Chagas.

Inovação e tecnologia

exposoja, nova santa rosa, produtores, Piauí
Foto: Neto Fotografia

As características climáticas que podem favorecer ainda mais a agricultura no Matopiba na safra 24/25 e nos próximos anos também foi um dos principais temas debatidos no evento, através da participação do meteorologista Luis Carlos Molion.

“A topografia é bastante plana, o que ajuda muito na produção. Aqui tem uma quantidade adequada de chuva, cerca de 1.100 milímetros, em média, e tem sol, que é muito importante para o desenvolvimento da planta”, relata Molion.

Segundo ele, a região será um dos principais pólos de produção de soja do País.

O produtor e empresário Cornélio Sanders, presidente do Grupo Progresso, investe no desenvolvimento da região há 23 anos, cultivando grãos e fibra, além de produzir sementes para os produtores.

“Estamos conseguindo entrar e vender Os produtores realmente investem em nosso material e em novas tecnologias”, afirma Sanders.

O presidente da Exposoja, Celso Werner, afirma que a inovação trazida pelas empresas presentes foi o que fez a diferença.

“Notamos o aumento da presença de investidores de todo o Brasil e também de outros países”, conta Werner.

Segundo ele, a próxima edição da Exposoja deve acontecer entre 6 e 9 de maio de 2025.

As características climáticas que podem favorecer ainda mais a agricultura no Matopiba na safra 24/25 e nos próximos anos também foi um dos principais temas debatidos no evento, através da participação do meteorologista Luis Carlos Molion.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!