O Festival Internacional do Chocolate, em Ilhéus, no sul da Bahia, entrou na trigésima edição nesta quinta-feira (20). No estado, o evento é realizado pela décima quarta vez e é reconhecido internacionalmente como o maior encontro de chocolate e cacau da América Latina e tem patrocínio do governo do estado. O governador Jerônimo Rodrigues participou da abertura e visitou estandes instalados no Centro de Convenções da cidade.
“O festival está a cada ano mais amadurecido, com novas marcas e diversidade dentro das marcas. Aqui tem geração de renda, de emprego e valorização de um produto que no passado era só amêndoa do cacau. Agora, tem toda uma cadeia produtiva envolvida, desde a plantação até a comercialização dos produtos”, apontou Jerônimo.
De acordo com os organizadores, a expectativa é que 70 mil pessoas visitem a feira até domingo (23), movimentando R$ 20 milhões em negócios. “Temos aqui 200 marcas de chocolate que existem no estado e também outros negócios. Temos o desenvolvimento de tecnologia em cima de uma matéria prima que é o símbolo da sustentabilidade brasileira, que é o cacau”, afirma Marcos Lessa, organizador do festival.
No local, estarão reunidos pelos próximos dias, produtores, chefs e apreciadores do cacau e do chocolate da Bahia, de diversos estados brasileiros e de outros países. A programação da feira inclui palestras, cozinha show, degustação, oficinas e rodadas de negócios.
Além disso, também é possível adquirir chocolates finos e artesanais, além de produtos produzidos por cooperativas da agricultura familiar da região, como nibs, barras, mel de cacau e licor de mel de cacau.
Festival e turismo
Ilhéus é um dos municípios do estado mais procurados por turistas do Brasil e do mundo. A cidade está na Costa do Cacau, composta também por Itacaré, Ipiaú, Maraú, Una, Canavieiras, Itabuna, Uruçuca, Santa Luzia, Pau Brasil e São José da Vitória. Além das praias, fazendas de cacau, reservas naturais, gastronomia e centros históricos são os atrativos da região.
Para o titular da Setur, Maurício Bacelar, é uma boa oportunidade para atrair mais visitantes para a Bahia.
“Além de estimular a indústria cacaueira, gerando emprego e renda nas fazendas de cacau, estamos fazendo uma diversificação da oferta turística. O chocolate é um atrativo a mais para que o turista venha em outras épocas do ano, sem ser alta estação, e permaneça mais tempo no destino”, disse o secretário.
O Festival Internacional do Chocolate acontece das 14h às 22h, até o próximo domingo (23), com encerramento às 21h.
A entrada é gratuita para visitar os estandes e participar das demais atividades programadas, sendo que as vagas são limitadas de acordo com a lotação do espaço. O Centro de Convenções de Ilhéus, localizado na Av. Soares Lopes, 1597 – Centro.
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.