A fumaça das queimadas é outro problema que se agravou em 2024 com os altos números de focos de incêndios florestais em todo o país. Ela provoca sérios danos à saúde, principalmente de crianças e idosos e afeta a qualidade de vida das pessoas.
No terceiro episódio da série ‘Cerrado Sem Fogo’, o repórter Vinicius Ramos e cinegrafista Guilherme Soares, estiveram bem próximos de uma área afetada por uma queimada em Barreiras (BA), em que a fumaça invadia as casas.
A dona de casa, Simone Lacerda dos Santos, é uma das afetadas e contou que infelizmente, todos os anos isso acontece: “Quando o começa o fogo daqui, vai se alastrando. Olha como é que fica”, disse.
As fumaças são densas e carregam partículas finas que ficam suspensas no ar (foligem) e gases tóxicos, como monóxido de carbono e dióxido de enxofre.
Como consequência, a qualidade do ar cai e potencializa os problemas respiratórios das pessoas.
Pessoas afetadas
Uma estimativa da Confederação Nacional dos Municípios, apontou que 11,2 milhões de pessoas foram diretamente afetadas por incêndios florestais nas cidades brasileiras desde o início deste ano.
Como consequência, 538 municípios decretaram situação de emergência.
A médica pneumologista, Camila Braga, disse a reportagem que o atendimento no consultório em que trabalha, aumentou nas últimas semanas por conta do clima e também da fumaça proveniente das queimadas na região.
Além disso, a profissional da saúde, recomendou alguns procedimentos para minimizar os impactos como o uso de máscaras e muita hidratação.
Também participaram do episódio, o autônomo Elvis Souza Chaves, o Major Rocha – comandante da Base Florestal Oeste, e Greice Fontana Klein, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães.
O projeto Cerrado Sem Fogo é uma campanha do Canal Rural Bahia com apoio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), JCO Bioprodutos, Grupo Progresso e Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães.
Assista ao terceiro episódio:
Siga o Canal Rural Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Clique aqui e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp!