‘Inserção dos produtos da agricultura familiar nas unidades públicas de saúde do Estado da Bahia’, foi o tema do seminário realizado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Na ocasião foram discutidas alternativas para que produtos da agricultura familiar tenham escoamento e possam ser comercializados em maior escala.
De acordo com a SDR, o governo do estado busca parcerias para fomentar a cadeia produtiva da agricultura familiar e abastecer unidades de saúde.
O secretário da SDR, Osni Cardoso, reforçou a capacidade produtiva e a importância da agricultura familiar para a garantia da saúde dos pacientes.
“Diante do cenário exposto no evento, onde, atualmente, sete a cada dez unidades de saúde fazem a aquisição dos produtos de forma indireta e pontual, sem continuidade, a secretária da Sesab, Roberta Santana, fez um apelo para que, ainda esse ano, todas as unidades possam oferecer algum produto. Um fornecimento regular, mensal, com estruturação”, conta.
O evento realizado na última segunda-feira (13), também contou com a presença de nutricionistas, diretores de hospitais e fornecedores de alimentação hospitalar.
Apresentações
Além disso, o superintendente de atenção integral à saúde (Sais/Sesab), Karlos Figueiredo, falou sobre o cenário das aquisições nas unidades de saúde e apresentou a atual lista de consumo.
Assim como o superintendente de agricultura familiar (Suaf/SDR), Euzimar Carneiro, que apresentou o panorama de compras institucionais e estratégias para expansão da comercialização.
Já o presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (Unicafes), mostrou o caminho que o produto faz do campo até a mesa, além das estratégias de comercialização em rede.
Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!