Um idoso de 88 anos, foi vítima de um ataque de abelhas na manhã desta segunda-feira (11). Ele trabalhava em uma roça, no Oeste da Bahia, quando foi surpreendido pelos insetos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o idoso foi atacado enquanto trabalhava na terra.
Além dele, outros dois rapazes que tentaram ajudar, também foram alvos do enxame, mas conseguiram fugir do local.
A vítima precisou ser resgatada por equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar, na Rua da Entrada, no Barrocão, Zona Rural de Barreiras.
Com equipamentos de proteção individual, roupas especiais para o manejo de abelhas, os militares realizaram o resgate da vítima.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência também foi acionado. Assim como os dois rapazes, o idoso que não teve a identidade divulgada sofreu ferimentos.
Ele foi encaminhado para o Hospital do Oeste, em Barreiras, para atendimento médico.
Abelhas podem matar
De acordo com o Ministério da Saúde, acidente por abelha é o quadro de envenenamento decorrente da injeção de toxinas através do aparelho inoculador (ferrão) de abelhas.
No Brasil, as abelhas ditas africanizadas, ou seja, mestiças de Apis mellifera scutellata (africana) e Apis mellifera ligustica (européia) principalmente, são responsáveis por muitos relatos de acidentes, por serem mais agressivas do que as europeias.
Entre os 5 principais tipos de acidentes por animais peçonhentos, o acidente por abelhas é o único que não possui um soro específico para o tratamento no Brasil, porém há estudos acerca de sua produção.
No caso de poucas picadas, o quadro clínico pode variar de uma inflamação local até uma forte reação alérgica (choque anafilático).
No entanto, o Ministério da Saúde alerta que casos de múltiplas picadas podem levar uma manifestação tóxica mais grave e, às vezes, até mesmo fatal.
Siga o Canal Rural Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Clique aqui e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp!