O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) informou nesta quinta-feira (7), que cerca de 200 bombeiros atuam no combate e monitoramento dos incêndios florestais que atingem as regiões Norte, Oeste, Sudoeste, Sul e Chapada Diamantina.
No interior da Bahia os homens do corpo de bombeiros atuam nas cidades de Sento Sé, Mirangaba, Morro do Chapéu, Macaúbas, Brotas de Macaúbas, Mundo Novo, Lençóis, Mucugê, Boa Vista do Tupim, Vitória da Conquista, Rio de Contas, Boa Nova, Jaguaquara, Santa Cruz Cabrália, Itamaraju, Porto Seguro e Guaratinga.
Além disso, em Barreiras, no oeste do estado, o fogo que atinge a Serra do Mimo, próxima a área urbana da cidade, pode ser visto na noite desta quarta-feira (6), de diferentes pontos do município.
Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes do 17º Grupamento de Bombeiros Militares da Bahia, em Barreiras, atuam desde a noite desta quarta no combate ao fogo.
Vídeos e fotos publicadas nas redes mostram a proporção do incêndio que consome a vegetação de Cerrado da região. Até o momento não há registro de feridos ou como o incêndio teria iniciado.
Combate
Sete aviões modelo Air Tractor, fornecidos através do Programa Bahia Sem Fogo da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e um helicóptero do governo de Pernambuco, atuam nos trabalhos de combate.
Além disso, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e brigadistas voluntários dos municípios próximos às regiões atingidas dão apoio à Operação Florestal, que teve início em julho último.
O Corpo de Bombeiros informou ainda que além do combate aos incêndios florestais, os bombeiros também realizam ações preventivas com a população local.
Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!