Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

TEMPO

Inmet emite novo alerta de chuvas intensas no oeste da Bahia

Na última terça-feira (2), o município de Barra registrou o maior volume de chuva do Brasil em 24 horas com 130,2 mm

chuvas, chover, Inmet, previsão, tempo, clima
Foto: Freepik

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para áreas das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil com início nesta sexta-feira (5) e duração de 24 horas.

Na região Nordeste, o alerta laranja de perigo inclui Extremo Sul, Sudoeste, Oeste e Vale do São Francisco na Bahia e grande parte do Tocantins.

As chuvas podem variar de 30 a 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia e ventos intensos entre 60 e 100 km/h.

Foto: Reprodução/Inmet

Há uma semana, o Inmet informou que alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos de verão, como por exemplo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), cavado do Nordeste/Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a formação de uma provável Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) são fatores que influenciariam a ocorrência de pancadas de chuvas, acompanhadas de rajadas de vento no Nordeste.

De acordo com o Inmet, até o dia 8 de janeiro, a ZCIT estará posicionada mais ao sul da climatologia e, com isso, favorecerá os volumes na porção mais norte da região nordeste, incluindo o semiárido.

Chuva no oeste

Na última terça-feira (2), o município de Barra registrou o maior volume de chuva do Brasil em 24 horas com 130,2 mm de chuva.

No oeste baiano, cidades como Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia também tiveram altas precipitações no primeiro dia do ano com 50,2 e 31,6 mm respectivamente.

A cidade de Luis Eduardo Magalhães (LEM) também sofreu com alagamentos devido às chuvas no início do ano.

Segundo a prefeitura de LEM para o jornal Correio, o bairro Mimoso foi o mais afetado e registrou 150 milímetros, entre às 19h e 22h de segunda-feira (1º).

Homem em rua alagada em Luis Eduardo Magalhães (BA) | Foto: Reprodução/Redes Sociais

De acordo com o Inmet, entre os dias 2 e 4 de janeiro, foram 61,6 milímetros de chuva no município.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!

Sair da versão mobile