Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PRODUTIVIDADE

Levantamento confirma Bahia como líder na produtividade de soja

De acordo com balanço da Conab, resultado foi devido ao bom pacote tecnológico e condições climáticas favoráveis

O décimo levantamento, da safra de grãos 2022/23, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta a Bahia como o estado com maior índice de produtividade de soja, superando Mato Grosso, que lidera a produção da cultura no país.

Foram 4.020 kg/ha na Bahia, resultado que, de acordo com a Conab, devido ao bom pacote tecnológico e condições climáticas favoráveis na região. A produtividade da soja no Mato Grosso foi de 3.773 kg/ha, recorde para o estado que teve área cultivada de 12.086 mil hectares.

Colheitadeiras de soja em fazenda no oeste da Bahia. Foto: Jefferson Aleffe

Apesar de uma redução de 0,08% em relação à estimativa do mês anterior, justificada pela estiagem durante o desenvolvimento da cultura da soja no Rio Grande do Sul, o grão teve produção recorde, estimada em 154,6 milhões de toneladas, 23,1% acima da produção do ciclo passado.

Volume de produção

De acordo com a Conab, o volume de produção no Brasil deverá atingir 317,6 milhões de toneladas, crescimento de 16,5% ou 44,9 milhões de toneladas acima da safra 2021/22, consolidando as previsões anteriores como a maior já produzida no país.

A área cultivada na produção de grãos foi estimada em 78,2 milhões de hectares, ou seja, 4,9% ou 3,7 milhões de hectares superior à semeada em 2021/22.

Os maiores incrementos são observados na soja, com 2,6 milhões de hectares (6,2%), no milho, 576 mil hectares (2,7%) e, no trigo, 343,4 mil hectares (11,1%).

Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!

Sair da versão mobile