Líder nacional na geração de energia eólica, a Bahia sediará um encontro com representantes do setor em 2025. O anúncio foi feito pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), na abertura da 15ª Brazil Windpower, nesta terça-feira (22), em São Paulo.
O Brazil Windpower é o maior encontro sobre energia eólica da América Latina e trará para o estado um conjunto de empresas para conhecer novas oportunidades de investimentos.
O evento contou a presença do governador Jerônimo Rodrigues, que enfatizou que há 10 anos, o estado trabalha para atrair e consolidar a cadeia produtiva da energia eólica.
“Agora queremos dar novos passos, ampliar a produção de energia limpa e associar isso a produção de hidrogênio verde, dando condições para que novas indústrias se instalem na Bahia”, destacou o governador.
O programa de transição energética do estado mencionado no evento tem foco na capacitação de trabalhadores e desenvolvimento de infraestrutura.
O governador Jerônimo Rodrigues afirmou que o estado está articulando com a ABEEólica e o Ministério de Minas e Energia um memorando para fortalecer a liderança do estado nos próximos anos.
Rodrigues também mencionou a importância das linhas de transmissão para a ampliação das fontes eólica e solar, fundamentais para o desenvolvimento do hidrogênio verde.
Liderança do setor
Desde maio deste ano, a Bahia assumiu a posição de líder nacional na geração de energia eólica.
De acordo com o governo, são 350 usinas em funcionamento e outras 36 em implantação.
Atualmente, 98% da energia elétrica gerada no estado são renováveis e 60% vêm dos ventos.
Siga o Canal Rural Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Clique aqui e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp!