DIA DO CERRADO

Livro sobre Cerrado aborda sustentabilidade do agro e inovação no bioma

Obra reúne 37 pesquisadores em 15 capítulos sobre diversos temas sobre o Cerrado

Instituto JCO lança livro sobre Cerrado. José Cláudio Oliveira, aborda sustentabilidade do agronegócio e inovação no bioma
Foto: Maiara Luz

Na manhã desta quarta-feira (11), data em que também se comemora o Dia do Cerrado, o livro, “Cerrado: sustentabilidade agronegócio e inovação”, foi lançando na presença representes de instituições do agro e convidados, em Barreiras no Oeste da Bahia.

O livro foi idealizado pelo Instituto JCO e a organizadora Alessandra Chaves Cotrim. De acordo com os idealizadores e organizadores a obra busca contribuir com diferentes informações e temas atuais sobre o Cerrado.

Além disso, traz uma abordagem teórica e a experiência prática de 37 diferentes pesquisadores em 15 capítulos sobre diversos temas, aspectos e olhares, visando colaborar com ampliação do conhecimento do leitor.

O prefácio do livro deixa claro que o bioma Cerrado é diverso por diferentes aspectos, por isso, os autores procuraram abordar nos capítulos as perspectivas relacionadas à história, ocupação, conservação, biodiversidade, fenologia de plantas nativas, manejo de conservação dos solos, formação geológica, recursos hídricos e legislação. 

De acordo com Alessandra Chaves, organizadora do livro, “ele demonstra não só a importância biológica e do serviço que, nesse tempo, o Cerrado tem de reconstruir como biodiversidade, mas também a importância da adoção de boas práticas para a manutenção do Cerrado e traz também a importância do agronegócio hoje, de uma agricultura sustentável para a sustentabilidade do bioma a longo prazo”.

Instituto JCO lança livro sobre Cerrado. José Cláudio Oliveira e Alessandra Chaves
José Claudio de Oliveira e Alessandra Chaves durante lançamento do livro | Foto: Maiara Luz

Para José Claudio de Oliveira, engenheiro agrônomo e sócio proprietário da empresa JCO Bioprodutos e idealizador da obra, acredita que o livro pode se tornar uma fonte para consulta de informações.

“Acho que vai ser um livro de consulta, que vai ser ensinado até nas universidades. E é o objetivo do Instituto de JCO, divulgar conhecimento principalmente na área biológica. Nós pretendemos todo ano lançar um. O próximo vai ser sobre manejo ecológico do Cerrado, que vai ser específico para a agricultura, uma visão mais específica. E assim nós vamos divulgando o conhecimento”, disse.


Siga o Canal Rural Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Clique aqui e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp!