A quatro meses da realização da Bahia Farm Show, feira internacional de tecnologia agrícola que acontece em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, a expectativa para a realização de bons negócios é grande entre os organizadores e expositores.
De acordo com a entidade realizadora do evento, a Associação dos Agricultores e Irrigantes do estado (Aiba), 93% do espaço da feira já está comercializado.
Em 2022, a Bahia Farm Show registrou R$ 7,9 bilhões em volume de negócios, recorde das 16 edições já realizadas, e figura entre as principais feiras do setor no país.
A contribuição econômica para o mercado em geral e para o agronegócio da região é o grande destaque. O parque onde é realizado a feira vai contar com uma ampliação na área de 11%.
“Em 2023, os expositores poderão contar com uma estrutura superior a dos anos anteriores. Estamos construindo um novo prédio com aproximadamente 1.866 m² e ampliamos o complexo em 22 mil m²”, conta o presidente da Aiba, Odacil Ranzi
Empresas relacionadas a diversos segmentos de dentro e fora do agronegócio participam da Bahia Farm Show, como irrigação, insumos, transportes, serviços, imobiliário e muitos outros.
Desafios para o setor
Apesar de considerar um ano de desafios e mudanças para o agro em geral, o presidente da Aiba e da feira destaca o otimismo do setor para a realização de eventos e busca de novas tecnologias para manter a sustentabilidade da produção.
“Não existe expansão sem pesquisa, sem tecnologia. Acreditamos que um dos motivos para o sucesso da Bahia Farm Show durante todos esses anos seja porque temos o compromisso com o agricultor e com o visitante, de forma geral, de apresentar o que há de melhor e de mais tecnológico, sem que se tenha a necessidade de saírem da nossa região”, afirma Ranzi.
Bahia Farm Show
A Bahia Farm Show é o maior evento do setor no Norte e Nordeste do Brasil e recebeu mais de 100 mil visitantes na última edição, em maio de 2022.
Neste ano, realizada de 6 a 10 de junho, a feira deve receber além de expositores nacionais, empresas do Canadá, França, Nigéria, Argentina, Estados Unidos, Alemanha e Irlanda.