MÃO DE OBRA

Mais de 1 mi de trabalhadores atuam no agronegócio na Bahia

No Oeste do estado, Abapa disponibiliza cursos de capacitação com início em 15 de janeiro

Mais de 1 mi de trabalhadores atuam no agronegócio na Bahia, IBGE,
Foto: Manfred Richter/Pixabay

Dados da PNAD Contínua Trimestral, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, (IBGE), no terceiro trimestre de 2023, 1,096 milhão de trabalhadores atuavam em setores do agronegócio como agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura na Bahia.

Esse número representa aproximadamente 18% do total dos trabalhadores do estado e é maior do que o número registrado mesmo período de 2022 (1,071 milhão), no entanto, menor que o 3º trimestre de 2021 (1,111 milhão).

Diante da alta demanda por parte dos produtores rurais e por meio de parcerias, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), já promoveu 942 treinamentos para 19.468 pessoas.

Para ampliar os trabalhadores do agronegócio qualificados, a Abapa vai oferecer 105 vagas de cursos de capacitação no setor agropecuário, com início no dia 15 de janeiro.

Confira o cronograma:

Para o diretor executivo da Abapa, Gustavo Prado, as capacitações são importantes para atender uma demanda de mercado e também local.

“O intuito maior desses treinamentos é atender o nosso maior cliente, que é o produtor, o cotonicultor. Então, por exemplo, 75% do nosso atendimento acontece dentro das fazendas e 25% apenas está no centro de treinamento, em Luis Eduardo Magalhães (BA),” pontua.

De acordo com a Abapa, as vagas são limitadas e as informações para inscrição estão disponíveis aqui.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!