TEMPO SECO

Matopiba estará em perigo potencial por conta de baixa umidade

Umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 50%, com índices variando entre 30% e 20%

tempo, previsão, matopiba, alerta, Inmet, baixa umidade relativa do ar, umidade
Imagem: Reprodução/Inmet

Uma grande área que abrange os estados do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), está com alerta de perigo potencial para baixa umidade relativa do ar. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta terça-feira (18).

De acordo com o Inmet, nesta quarta-feira (19), à partir das 11 da manhã, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 50%, com índices variando entre 30% e 20%.

No entanto, o ideal segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é acima dos 60%. O período de baixa umidade deve durar até às 19h do mesmo dia.

Dentre as regiões sob alerta no Nordeste, estão todo Oeste da Bahia, Centro e Sul do Piauí, Sul do Maranhão, e praticamente todo o estado do Tocantins. Confira no mapa abaixo.

Além disso, nesse período é importante adotar as seguintes medidas:

  • Beber bastante líquido;
  • Evitar desgaste físico nas horas mais secas;
  • Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Previsão do tempo até segunda (24)

Do dia 17 a 24 de junho, há previsão de chuva na faixa leste da região Nordeste, devido ao transporte de umidade do oceano para o continente que favorecerão a ocorrência de chuvas inferiores a 40 mm.

Além disso, até o dia de São João, de acordo com o Inmet, não se descartam pancadas de chuvas em áreas do noroeste do Maranhão. Já no interior da região, a previsão é de tempo quente e sem chuva.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!