Matopiba estará em perigo potencial por conta de baixa umidade Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

TEMPO SECO

Matopiba estará em perigo potencial por conta de baixa umidade

Umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 50%, com índices variando entre 30% e 20%

tempo, previsão, matopiba, alerta, Inmet, baixa umidade relativa do ar, umidade
Imagem: Reprodução/Inmet

Uma grande área que abrange os estados do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), está com alerta de perigo potencial para baixa umidade relativa do ar. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta terça-feira (18).

De acordo com o Inmet, nesta quarta-feira (19), à partir das 11 da manhã, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 50%, com índices variando entre 30% e 20%.

No entanto, o ideal segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é acima dos 60%. O período de baixa umidade deve durar até às 19h do mesmo dia.

Dentre as regiões sob alerta no Nordeste, estão todo Oeste da Bahia, Centro e Sul do Piauí, Sul do Maranhão, e praticamente todo o estado do Tocantins. Confira no mapa abaixo.

Além disso, nesse período é importante adotar as seguintes medidas:

  • Beber bastante líquido;
  • Evitar desgaste físico nas horas mais secas;
  • Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Previsão do tempo até segunda (24)

Do dia 17 a 24 de junho, há previsão de chuva na faixa leste da região Nordeste, devido ao transporte de umidade do oceano para o continente que favorecerão a ocorrência de chuvas inferiores a 40 mm.

Além disso, até o dia de São João, de acordo com o Inmet, não se descartam pancadas de chuvas em áreas do noroeste do Maranhão. Já no interior da região, a previsão é de tempo quente e sem chuva.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!

Sair da versão mobile