Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CHUVAS NO MATOPIBA

Nível do Rio São Francisco atinge 7 metros após chuvas na Bahia

Em todo o estado, 14 municípios estão em situação de emergência; em Picos no Piauí, foi decretado Calamidade Pública

Em Bom Jesus da Lapa, na região Oeste da Bahia, e acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAEE), o nível do Rio São Francisco subiu 7 metros nos últimos dias e alagou ruas e casas no bairro Beira Rio.

Equipes da prefeitura estão auxiliando na retirada das famílias e pertences das áreas de risco. Do alto da Ponte Gersino Coelho, que liga as estradas federais, BR-349 e BR-430, da pra ver o tamanho da cheia do rio.

Em contato com nossa produção, o coordenador da Defesa Civil do município, Léo de Lió, disse que algumas lavouras de mandioca, batata e hortaliças próximas ao leito do rio ficaram submersas, no entanto, segundo ele, a água já começou a baixar.

Bom Jesus da Lapa, Bahia, Alagamentos, chuvas
Bairro Beira Rio em Bom Jesus da Lapa | Foto: Ascom/Prefeitura de Bom Jesus da Lapa

De acordo com a prefeitura, do dia 8 de janeiro até o dia 14, choveu aproximadamente 296 milímetros em Bom Jsus da Lapa.

Em toda a Bahia, a Defesa Civil informou na tarde quinta-feira (16), que 14 municípios estão em Estado de Emergência.

Chuva no Matopiba

Cheia do Rio Parnaíba em Uruçuí (PI), próximo da divisa com o Maranhão, no dia 15 de janeiro de 2025 | Foto: Netto Fotografia

Também no Matopiba, no Piauí, moradores estão tendo que sair de casa depois da cheia do Rio Parnaíba, em Uruçuí, divisa com o Maranhão.

O município de Picos, com quase 87 mil moradores foi um dos mais afetados pelas chuvas no estado. De acordo com a Defesa Civil, 50 pessoas estão desabrigadas.

Picos foi um dos municípios mais afetados no Piauí | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Diante dos estragos, o prefeito de Picos, decretou estado de calamidade pública.

Em Barreiras, também no Oeste da Bahia, a Defesa Civil informou que até esta tarde, o acumulado de chuvas em janeiro foi de 258 milímetros, um aumento expressivo em comparação com o mesmo período do ano passado que foi de 117 milímetros.

Rio Grande no trecho urbano da cidade de Barreiras | Foto: Vinicius Ramos/Canal Rural BA

Exemplo disso, é o Rio Grande, que corta a cidade e está bem cheio. Ele deságua no Rio São Francisco e na foz, estava próximo dos 5 metros (4,61 m) até às três da tarde desta quinta-feira (16).

Situação das estradas baianas

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informou 23 ocorrências em rodovias baianas em decorrência das chuvas desde o dia 10 de janeiro de 2025.

Deste total, 19 pontos estão com o tráfego restabelecido, 3 com o trânsito liberado em meia pista e um interrompido.

A execução das intervenções também conta com o apoio dos Consórcios Intermunicipais de Infraestrutura.

Acesso a Tuiutiba – Vila dos Pauzinhos em Campo Formoso, no Sertão da Bahia | Foto: Divulgação/Seinfra

Na BA-172, próximo à Santa Maria da Vitória, no Oeste da Bahia, o grande volume das chuvas fez com que a água invadisse a pista em alguns pontos no último sábado (11).

O nível da água já diminuiu e não houve danos no pavimento. A equipe técnica da Seinfra realiza o monitoramento da situação do trecho. O tráfego de veículos está normal.

Um trecho da BR-101, em Santo Antônio de Jesus, apresentou problemas de erosão e o trânsito estava parcialmente interditado na última quarta-feira (15).

Sobre a situação da rodovia federal, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), não respondeu o nosso contato até a publicação desta reportagem.


Siga o Canal Rural Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Clique aqui e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp!

Sair da versão mobile