MEIO AMBIENTE

Onça-parda é resgatada de sítio no Sudoeste da Bahia

onça-parda, onça, animal silvestre, suçuarana, Anagé, sudoeste da Bahia, Inema, Ceta
Foto: Reprodução/Blog do Anderson

Uma onça-parda (Puma concolor), também conhecida na região como Suçuarana, foi resgatada no último sábado (06), na cidade de Anagé, distante 60 km de Vitória da Conquista, na região Sudoeste da Bahia.

A operação de captura do animal foi realizada pelo Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

O felino foi encontrado dentro do banheiro de um sítio, quando o proprietário do imóvel acionou o Inema que encaminhou ao local uma equipe de técnicos e veterinário especialista em manejo de grandes felinos.

De acordo com o Blog do Anderson, o caseiro do sítio, localizado às margens da Barragem de Anagé, encontrou o animal ao chegar para trabalhar na propriedade.

“Hoje, de manhã cedo, o caseiro chegou às seis horas da manhã e encontrou essa fera lá”, disse ao blog, o empresário e proprietário do sítio, Gibran de Matos Anastácio.

Resgate

O Inema informou que por volta das 22h, a onça-parda foi sedada com a utilização de um Dardo Tranquilizante Veterinário.

Após essa etapa ele passou por uma avaliação clínica e foi posteriormente conduzido para um espaço destinado aos cuidados de animais silvestres no município de Vitória da Conquista.

onça-parda, onça, animal silvestre, suçuarana, Anagé, sudoeste da Bahia, Inema, Ceta
Foto: Divulgação/Inema

“Ao chegar ao local, verificamos a situação comportamental do animal e discutimos as melhores estratégias para a captura, fizemos também o isolamento do local para evitar a presença dos curiosos e garantir a segurança destes e, ao mesmo tempo, o bem-estar da onça”, explicou o médico veterinário do Inema, Marcos Leônidas.

“Durante todo o período o animal ficou deitado no mesmo local, às vezes sentado e se mostrando confortável, o que facilitou todo o procedimento. Às 22 horas o animal foi sedado, avaliado e encaminhado para a cidade de Vitória da Conquista”, completou.

O Inema disse ainda que, em Vitória da Conquista, a onça-parda passará por uma análise comportamental e pelos preparativos necessários para sua reintrodução ao habitat natural.

A ação contou com o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Cetas municipal de Vitória da Conquista e dos técnicos Glauber Vieira e Márcio Silva, da Unidade Regional Sudoeste do Inema.

onça-parda, onça, animal silvestre, suçuarana, Anagé, sudoeste da Bahia, Inema, Ceta
Foto: Reprodução/Blog do Anderson

Onça-parda

De acordo com o Inema, esse animal é o segundo maior felino das Américas, também é conhecido pelos nomes de puma, suçuarana e leão-das-montanhas.

Habita todos os biomas brasileiros e pertence ao grupo dos Felídeos, são animais solitários, carnívoros e territorialistas, podendo chegar a mais de 1,5 m de comprimento e pesar até 85 kg.

A pelagem varia conforme a região em que vivem, geralmente, nas cores bege-rosado, cinza, marrom ou ferrugem.

Disque Fauna

A recomendação das autoridades caso animais silvestres sejam encontrados feridos ou longe do habitat natural é solicitar imediatamente o resgate através do WhatsApp do Cetas (71) 99661-3998.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!