CRIMES AMBIENTAIS

Operação já apreendeu mais de 27 toneladas de carvão vegetal

Prisões e apreensões aconteceram nas regiões oeste e sudoeste do estado. De acordo com a polícia, operação segue em andamento

Polícia Militar da Bahia, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), apreendeu na tarde desta terça-feira (7), sete toneladas de carvão vegetal ilegal e uma arma de fogo no Oeste Baiano.
Foto: PM Ambiental/Cippa-Lençóis

Em mais uma diligência, a Polícia Militar da Bahia, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), apreendeu na tarde desta terça-feira (7), sete toneladas de carvão vegetal ilegal e uma arma de fogo no Oeste Baiano.

De acordo com a Polícia Militar, a operação, aconteceu entre 15:30 e 20:00 horas, na cidade de Barreiras e arredores, com a descoberta de um forno de carvão em atividade na zona rural de Catolândia.

Durante a operação, que resultou na detecção de dois fornos e a interceptação de veículos transportando o carvão ilegal, três indivíduos foram conduzidos para a delegacia.

Além do carvão, a PM informou que foram encontrados 15 metros cúbicos de madeira nativa cortada, um caminhão VW-7.90, um veículo Mobi e uma arma de fogo com munições.

arma, munições e chaves dos veículos apreendidos em operação que confiscou carvão vegetal no oeste baiano
Foto: PM Ambiental/Cippa-Lençóis

Os suspeitos do ato infracional e os materiais apreendidos foram apresentados na 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Barreiras (BA), onde as providências legais foram adotadas.

Iniciada no domingo (5), em um balanço parcial da operação que segue em andamento, já foram apreendidos mais de 27,5 toneladas de carvão vegetal ilegal, 4 veículos utilizados no transporte do material e uma arma de fogo, além disso, 5 pessoas foram presas.

Também na terça-feira, a Polícia Militar Ambiental apreendeu mais de 18 toneladas de carvão vegetal e prendeu dois homens suspeitos em flagrante.

Apreensões no sudoeste

No povoado de Feliciana, zona rural do município de Sebastião Laranjeiras, no sudoeste da Bahia, foram apreendidos 2,5 toneladas de carvão vegetal.

A PM disse ainda que um forno que era utilizado para a produção do material foi destruído. As equipes confirmaram a existência do forno em plena atividade, produzindo carvão a partir da queima de madeira nativa.

No local também foram encontrados sacos de carvão embalados e prontos para serem comercializados, além de madeira que ainda seria transformada em carvão. Ninguém foi encontrado no local e
todo material foi incinerado.

carvão vegetal ilegal, operação polícia militar, inema, pm ambiental
Foto: PM Ambiental/Cippa-Lençóis

A Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/Lençóis) destaca ainda o esforço para combater crimes ambientais e proteger os recursos naturais da região.

A comunidade pode colaborar com denúncias pelo Disque-Denúncia através do telefone (75) 99951-5994.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!