Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

NOVA FASE

Pecuaristas devem atualizar cadastro do rebanho bovino em novembro

Criador que não realizar o cadastro terá a propriedade bloqueada para o trânsito de animais

atualização cadastral, rebanho bovino, bahia, adab, governo, pecuarista
Foto: Erico Jr/Pixabay

O governo da Bahia informou nesta sexta-feira (25), que os pecuaristas do estado deverão atualizar o cadastro do rebanho bovino a partir do dia 01 de novembro.

A medida, determinada pela Portaria 678 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), é obrigatória para manter o status de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação do estado.

A Bahia, como região livre da doença, exige o cadastramento sistemático e compulsório de todo o rebanho bovino, bubalino e de espécies, como ovinos, caprinos e suínos.

De acordo com o governo, o objetivo é garantir a rastreabilidade dos animais e o controle sanitário da produção pecuária.

Para atualizar o cadastro, o criador deve acessar o site da Adab ou comparecer a um dos 392 escritórios espalhados por todo o estado até o dia 15 de dezembro.

O pecuarista que não realizar o cadastro terá a propriedade bloqueada para o trânsito de animais.

Rebanho baiano

Dos estados do Brasil, o rebanho baiano registrou o segundo maior crescimento absoluto de bovinos entre 2022 e 2023.

O plantel aumentou de 12,5 milhões para 13,3 milhões de animais (+6,1%), o que representou mais 764,5 mil cabeças, atrás apenas do Paraná (+822,7 mil cabeças). 

Os dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) 2023, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em setembro.


Siga o Canal Rural Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Clique aqui e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp!

Sair da versão mobile