A safra 2023/2024 foi iniciada no Oeste da Bahia com o plantio das primeiras áreas de soja em caráter de excepcionalidade. Desde o dia 1º de outubro, os produtores que tiveram autorização concedida pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) puderam dar início à abertura da nova safra. A região detém cerca de 99% das lavouras de soja do estado e tem agora plantados 1,9% dos mais de 2 milhões de hectares.
As informações foram divulgadas pela Associação de Agricultores e Irrigantes do estado (Aiba), que destaca o aumento de 25 mil hectares de áreas que solicitaram a antecipação do plantio de soja, permitido pela Portaria 060 de 10 de julho de 2023, da Adab.
O número corresponde a um incremento de 72% em novas áreas, que equivale a um total de 60.673 hectares.
Para as demais áreas que não realizaram o requerimento de antecipação de semeadura de soja, o plantio da oleaginosa está previsto para o dia 8 de outubro.
Perspectivas
Ainda de acordo com o Boletim divulgado pela Aiba, a área total de soja plantada para 23/24 na região aumentou 7,8% em relação à última safra, assim como a do sorgo, que registrou crescimento de 12%.
A queda de produção deve acontecer no cultivo do milho, que terá uma área 30% menor esta safra. Serão cultivados mais de 1,6 milhão de hectares.
Segundo o conselho técnico da Aiba, a redução massiva se deve aos elevados custos de produção e preços insatisfatórios.
As áreas anteriormente ocupadas pelo milho na região foram distribuídas para o plantio da soja (20 a 27%) e o algodão (2,4 a 8%).
Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!