CERRADO SEM FOGO

Prevenir e combater queimadas são desafios para toda sociedade

Série especial produzida pelo Canal Rural Bahia, tem ao todo, quatro episódios

Prevenir e combater queimadas, cerrado sem fogo, série especial, canal rural ba
Fogo em vegetação de Cerrado em Luís Eduardo Magalhães (BA) | Imagem: Reprodução/Redes Sociais

No Brasil que em 2024 arde em chamas, prevenir e combater queimadas no Cerrado, são desafios para Corpo de Bombeiros e brigadistas voluntários, que arriscam a vida em difíceis operações e para toda sociedade. O primeiro episódio da série especial, ‘Cerrado Sem Fogo’, mostra como é feito esse trabalho.

De acordo com o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram 68.635 focos de queimadas no país em agosto, um crescimento de 144% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados mais 28.056 focos de incêndio, uma das piores marcas desde 2007, quando atingiu mais 91.085 focos.

Em todo o Cerrado, bioma que ocupa cerca de 25% do território nacional, foram mais 18.620 focos.

Nos estados do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), de janeiro até 13 de setembro de 2024, foram 30.683 focos.segundo dados do Programa Queimadas do Inpe.

Um trabalho difícil para os combatentes que neste episódio detalham como são as ocorrências de incêndios florestais no Cerrado brasileiro.

Participaram deste episódio o Major Rocha, comandante da Base Floresta Oeste, de Barreiras (BA), o produtor rural, Jarbas Bergamaschi, que recentemente atuou no combate de um incêndio em uma de suas propriedades, da coordenadora do Bahia Sem Fogo, Daniela Fernandes e do gerente de sustentabilidade da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Assista ao episódio:

O projeto Cerrado Sem Fogo é uma campanha do Canal Rural Bahia com apoio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), JCO Bioprodutos, Grupo Progresso e Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães.


Siga o Canal Rural Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Clique aqui e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp!