Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Bahia

Produção de grãos na Bahia deve ficar em 13 milhões de toneladas

Dados divulgados em janeiro mostram ampliação da área de produção do estado

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) divulgou os dados analisados relativos à produção de grãos da Bahia atualizados em janeiro. A divulgação se deu por meio do do quinto levantamento para o calendário agrícola 2022/2023 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em solo baiano, a produção na temporada está prevista para 13,1 milhões de toneladas, o que representa expansão de 8,5% em relação ao ciclo anterior.

+ Produtores da Bahia querem agregar sustentabilidade na produção

O último levantamento divulgado pela Conab havia sido de 12,7 milhões de toneladas, em dezembro. Com relação à área plantada, houve uma ampliação de 3,5%, com 3,7 milhões de hectares. A soja, segundo a companhia, deve apresentar mais um ciclo de alta em razão de uma área plantada 1,4% maior do que a da temporada passada. Com isso, a produção pode alcançar 7,5 milhões de toneladas na atual temporada, apontando um crescimento de 2,8% em relação a temporada 2021/2022.

O milho anual, por sua vez, deve superar 4 milhões de toneladas em 2023, com destaque para a primeira safra, que deve alcançar 2,7 milhões de toneladas. A produção de feijão tem volume estimado em 327 mil toneladas, plantados em 434 mil hectares no ciclo 2022/2023.

Bahia: produção de grãos segundo o IBGE

soja - grãos
Colheita de soja | Foto: Wenderson Araujo/Trilux

No mesmo boletim, a SEI apresentou também os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em relação à previsão agrícola, onde a estimativa da produção de grãos ficou em 11 milhões de toneladas. Isso porque os dados levantados pela Conab seguem a temporalidade do calendário-safra, que vai de outubro do ano corrente a setembro do ano seguinte, diferentemente do IBGE, que tem o ano civil como referência.

_____________

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile