AUDITADAS

Programa ABR-UBA certifica 30 unidades de beneficiamento na Bahia

Auditorias foram feitas nas empresas durante safra 2023/2024

Programa ABR-UBA certifica 30 unidades de beneficiamento na Bahia, auditoria abapa
Foto: Divulgação/Abapa

O Programa ABR-UBA (Algodão Brasileiro Responsável – Unidades de Beneficiamento de Algodão), que certifica unidades de beneficiamento comprometidas com boas práticas e sustentabilidade na produção de algodão, aprovou 30 unidades de beneficiamento na Bahia no projeto.

O anúncio foi feito pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), após término das auditorias nas empresas durante safra 2023/2024.

As últimas unidades auditadas pela equipe do Programa ABR foram vistoriadas no final de outubro.

Nesta safra, as 30 Unidades de Beneficiamento de Algodão (UBA) da Bahia certificadas pelo ABR-UBA, representam 56,6% das unidades ativas na região.

De acordo com a associação, a certificação ABR-UBA assegura que essas unidades operam em conformidade com padrões rigorosos de qualidade, gestão e responsabilidade social, beneficiando produtores e fortalecendo a posição do algodão baiano no mercado.

pluma, oeste da Bahia, beneficiamento, exportação
Imagem: Maiara Luz/ Canal Rural BA

“O Programa ABR-UBA contempla o primeiro elo industrial da cadeia produtiva do algodão. Ele tem como fundamento o incremento progressivo das boas práticas socioambientais, econômica e industrial, vinculados à gestão da unidade e de acordo com os princípios da sustentabilidade.” disse a coordenadora do ABR-Sustentabilidade da Abapa, Yannna Costa.

Segundo Yanna, as unidades participantes assumem o compromisso com a segurança, saúde ocupacional e meio ambiente do trabalho, cumprimento às normas regulamentadoras e legislações nacionais relacionadas ao exercício da atividade.

O programa

Desde 2022, a Abapa, em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), promove uma capacitação voltada aos inspetores das Unidades de Beneficiamento de Algodão (UBAs) do Matopiba.

A iniciativa, supervisionada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), faz parte dos requisitos para a implementação do Programa de Autocontrole para a Certificação de conformidade da Qualidade do Algodão Brasileiro, também conhecido como Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro (PQAB).


Siga o Canal Rural Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Clique aqui e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp!