MATOPIBA

Queimadas colocam Tocantins em estado de emergência

Segundo Inpe, o Tocantins ocupa a 7ª posição no ranking nacional de queimadas

dunas, Jalapão, Tocantins, queimadas, Cerrado, estado de emergência
Foto: Walker Ribeiro/GOVTO

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, decretou situação de emergência por 180 dias, por causa das queimadas, permitindo a mobilização de todos os órgãos estaduais sob a coordenação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros no combate ao fogo.

Devido às altas temperaturas e à seca natural do Cerrado, o Tocantins costuma registrar aumento nas queimadas no segundo semestre.

Ainda por conta do fogo, alguns pontos turísticos do Parque Estadual do Jalapão foram fechados por tempo indeterminado.

dunas, Jalapão, Tocantins, queimadas, estado de emergência
Região das Dunas do Jalapão com focos de incêndio | Foto: Ana Paula Rehbein/TV Anhanguera

De acordo com o governo, em agosto, foram contabilizados 9.901 focos de incêndio no Tocantins.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Tocantins ocupa a 7ª posição no ranking nacional de queimadas.

Os municípios que mais registraram focos no último mês foram Lagoa da Confusão (444), Pium (182), Formoso do Araguaia (167), Rio Sono (142) e Lizarda (129).

Em âmbito nacional, o cenário também é preocupante. O Brasil registrou 68.635 focos de queimadas em agosto de 2024, com as regiões Norte e Centro-Oeste liderando. No Norte, foram 33.639 focos, enquanto o Centro-Oeste contabilizou 20.441.

O presidente do Naturatins, coronel Edivan de Jesus Silva, destacou que a instituição vem realizando trabalhos contínuos, independentemente da época de estiagem.

Ele pontuou ainda que as ações emergenciais vão ajudar também a evitar o mesmo problema nos próximos anos.

“O Governo do Tocantins está envidando esforços enormes para que possamos atender emergencialmente e tudo isso serve também para que possamos nos preparar para o próximo ano, porque sabemos que esse é um problema recorrente e é importante um planejamento prévio”, comentou.

Situação de emergência

Nesta quinta-feira (5), o governador, Wanderlei Barbosa, entregou 25 novos veículos ao Naturatins, reforçando a infraestrutura de combate aos incêndios.

Também foram assinados dois decretos: um autorizando a contratação de 60 brigadistas; e outro declarando a situação de emergência no Estado por 180 dias, permitindo a mobilização de todos os órgãos estaduais sob a coordenação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

A normativa também permite que as forças de segurança entrem em propriedades públicas ou privadas para prestar socorro, determinar evacuações em casos de risco iminente e utilizar propriedades em situações de emergência.

Atualmente, mais de 600 bombeiros estão à disposição para ações de combate, caso haja necessidade.

Como parte das ações, o governador anunciou nesta sexta-feira (6), o investimento de R$ 6 milhões.

Além disso, a contratação de brigadistas, podem chegar até 500 pessoas para o combate aos incêndios florestais.


Siga o Canal Rural Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Clique aqui e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp!