Iniciada oficialmente no dia 8 de outubro, as condições climáticas dos últimos dias favoreceram semeadura da soja para a safra 2024/2025, que segue em bom ritmo nas áreas produtivas do Oeste da Bahia.
De acordo com boletim divulgado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), divulgado nesta terça-feira (5), até o momento, aproximadamente 420 mil hectares foram plantados.
Esse número representa 19,8% da área total estimada de 2,129 milhões de hectares, que podem gerar uma produção estimada de 8,558 milhões de toneladas.
A diferença em comparação ao mesmo período da safra passada é de 13,3%, na qual foi registrado 6,5% de área plantada.
Segundo o relatório da Aiba, o ritmo de semeadura da soja foi intensificado na última semana, em virtude de condições climáticas favoráveis em todas regiões monitoradas.
Muitas propriedades já estão se aproximando da conclusão total da operação. Para as próximas semanas, espera-se um aumento no ritmo de semeadura, já que a previsão do tempo aponta boas condições e preciptações.
Monitoramento fitossanitário
No entanto, a entidade recomenda que os agricultores fiquem atentos às populações de Percevejo-barriga-verde e Larva minadora, que momentaneamente continua sendo uma preocupação nas lavouras.
O monitoramento fitossanitário é crucial para garantir a saúde das plantações e o sucesso da safra.
A Aiba também informou que equipe do núcleo de Agronegócio da Aiba também disponibiliza serviços de análise de fertilizantes e sementes, um suporte para os produtores neste início de ciclo.
Siga o Canal Rural Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Clique aqui e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp!