Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ONDA DE CALOR

Temperatura deve passar de 40 graus no Matopiba

De acordo com Inmet, nona onda de calor deve durar quatro dias

calor, quente, previsão do tempo, janeiro, El Niño Paraná
Foto: Freepik

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um alerta de perigo para grande parte do Brasil, incluindo o Matopiba (Oeste da Bahia, sul do Piauí, Maranhão e Tocantins), devido uma massa de ar quente que ganha força nos próximos dias e que deve provocar mais uma onda de calor, com temperaturas acima dos 40 graus.

De acordo com o alerta do Inmet, a partir desta sexta-feira (15), o forte calor também é esperado na área que abrange a maior parte do Centro-oeste e Sudeste do Brasil.

Além disso, em áreas das regiões Norte e Nordeste, as temperaturas máximas podem superar 40°C.

Fonte: Inmet

O que também acontece nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, interior de São Paulo, Goiás e Bahia.

O instituto informou que este cenário irá se manter até o próximo domingo (17), com isso, emitiu na manhã desta terça-feira (12), um aviso meteorológico especial de nível laranja (perigo) de onda de calor devido à persistência do fenômeno por, pelo menos, quatro dias consecutivos.

A intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não apenas aos desvios de temperatura absolutos.

Ondas de calor

De acordo com o Inmet, até novembro de 2023, oito ondas de calor atingiram o Brasil, com destaque para a onda de calor que atuou entre os dias 8 e 19/11.

O fenômeno climático que deve acontecer pela nona vez perdura por dias consecutivos. O recorde de temperatura de 44,8°C, ocorrido em Araçuaí (MG), no dia 19, foi a maior temperatura já registrada nas estações meteorológicas do Inmet, superando os 44,7°C, ocorridos em Bom Jesus (PI), em 21 de novembro de 2005.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!

Sair da versão mobile