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MUDANÇAS

Tocantins perde ligação com a Bahia pelo trecho 3 da FIOL

Novo traçado do trecho conhecido como FIOL 3, descarta ligação com Figueirópolis (TO) e adiciona Mara Rosa (GO)

FIOL, Trecho 3, Ferrovia
Foto: Divulgação/Ministério dos Transportes

O estado do Tocantins não será mais conectado a malha ferroviária da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), pelo trecho conhecido como FIOL 3, que ligaria Barreiras, no Oeste da Bahia, ao município de Figueirópolis (TO).

Em resposta ao Canal Rural Bahia, o Ministério dos Transportes informou que o traçado original foi ajustado no estudo para garantir conexão direta com a Ferrovia de Integração Centro-Oeste – FICO 1 (Mara Rosa – Água Boa), otimizando a interligação ferroviária no país.

Agora, a ferrovia ligará Correntina no Oeste baiano, a Mara Rosa (GO), um eixo estratégico para a logística nacional, segundo o ministério.

Novo trecho isola Barreiras (BA) e liga Correntina (BA) à Mara Rosa (GO) | Foto: Divulgação

A mudança de Figueirópolis (TO) para Mara Rosa (GO) foi realizada com base em estudos a fim de otimizar o corredor, considerando que o projeto está em fase de estudos e em Audiência Pública, informou a pasta.

Nesse contexto, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), decidiu no dia 30 de janeiro, que fará Audiências Públicas para o Corredor Leste-Oeste, com o objetivo de ouvir todas as partes interessadas e assegurar que o projeto avance com sustentabilidade, eficiência e inovação. 

Conforme o cronograma da ANTT, as audiências ocorrerão em Brasília (11/03), Salvador (12/03) e Cuiabá (14/03).

O governo do Tocantins foi procurado, mas não enviou uma resposta até a publicação desta reportagem.

Porto seco

Diante da atual mudança, no cenário político do Oeste baiano, especula-se também outras supostas alterações no projeto, que impactaria em perdas econômicas para alguns municípios.

Uma delas, questiona o local das instalações do porto seco, projetado inicialmente para ser instalado no município de Barreiras.

Sobre isso, o Ministério dos Transportes disse que o “local previsto para implantação do referido pátio encontra-se em estudo pela Internacional Finance Corporation (IFC). Somente após a entrega desses estudos o órgão irá avaliar uma possível mudança.”.

O governo da Bahia também foi acionado, mas não enviou uma resposta até o fechamento desse texto.

Andamento das obras

No trecho da FIOL 2 – entre as cidades baianas de Barreiras e Caetité – 69,56% das já foram concluídas.

Entre Ilhéus-Caetité (BA) as obras têm 75% de avanço físico. A FIOL é uma obra pública, coordenada pela Infra S.A., com prazo para conclusão em 2027.

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste – FIOL (EF-334) foi outorgada à Valec por meio da Lei nº 11.772, de 17 de setembro de 2008, e tem extensão de 1.527 quilômetros, entre Ilhéus/BA e Figueirópolis/TO. O empreendimento está dividido em três trechos: 

Trecho I (FIOL 1): Ilhéus/BA – Caetité/BA, com extensão de 537 km, com mais de 75% de execução física da obra. Este é o trecho que foi qualificado para subconcessão na primeira reunião do Conselho do PPI, em 13 de setembro de 2016, e foi objeto do leilão realizado no dia 8 de abril de 2021 na B3, vencido pela empresa Bamin – Bahia Mineração S.A. 

Trecho II (FIOL 2): Caetité/BA – Correntina/BA, com extensão de 284,5 km, com um ramal entre o município de Barreiras/BA e Correntina/BA, cujas obras de implantação estão sob responsabilidade da Infra S.A. 

Trecho III (FIOL 3): Barreiras/BA – Mara Rosa/GO, com extensão de 838,34 Km. 


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