OESTE DA BAHIA

Vazio sanitário da soja tem nova data

Medida fitossanitária é uma das mais importantes para o controle da ferrugem asiática

Vazio sanitário, soja, bahia, oeste da Bahia, Programa Fitossanitário, Safra 2024/2025
Imagem: Guilherme Soares/Canal Rural BA

O vazio sanitário da soja para a safra 2024/25 tem nova data neste ano. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em alinhamento com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), o período de vazio iniciará na próxima quarta-feira, 26 de junho.

De acordo com o Mapa, o vazio sanitário é o período contínuo, de no mínimo 90 dias, em que não pode plantar e nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada.

Essa medida fitossanitária é uma das mais importantes para o controle da ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.

O objetivo é reduzir ao máximo possível o inóculo da doença, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte.

No ano passado, o vazio começou no dia primeiro de julho, no entanto, neste ano o calendário foi alterado.

vazio sanitário, soja, alerta fitossanitário
Foto: Divulgação

Aloísio Júnior, gerente de agronegócio da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), explica que a instituição continua mantendo o programa de monitoramento e orientação aos produtores rurais do Oeste da Bahia.

“O Programa Fitossanitário da Aiba em sua sétima safra de monitoramento, nesse período prévio ao calendário de vazio sanitário, vem reforçando a orientação fitossanitária, quanto a adoção de práticas de manejo que visem a eliminação da fonte de inóculo (Plantas hospedeiras) da Ferrugem Asiática da Soja no oeste da Bahia.”, explica.

Nosso papel é orientativo, com propósito de fomentar estratégias de manejo fitossanitárias, para o cumprimento da legislação estadual, conforme a Portaria Adab de N° 056 de 31 de maio de 2024.

Aloísio Júnior, gerente de agronegócio – Aiba

Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!