Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

OESTE DA BAHIA

Vazio sanitário da soja tem nova data

Medida fitossanitária é uma das mais importantes para o controle da ferrugem asiática

Vazio sanitário, soja, bahia, oeste da Bahia, Programa Fitossanitário, Safra 2024/2025
Imagem: Guilherme Soares/Canal Rural BA

O vazio sanitário da soja para a safra 2024/25 tem nova data neste ano. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em alinhamento com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), o período de vazio iniciará na próxima quarta-feira, 26 de junho.

De acordo com o Mapa, o vazio sanitário é o período contínuo, de no mínimo 90 dias, em que não pode plantar e nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada.

Essa medida fitossanitária é uma das mais importantes para o controle da ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.

O objetivo é reduzir ao máximo possível o inóculo da doença, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte.

No ano passado, o vazio começou no dia primeiro de julho, no entanto, neste ano o calendário foi alterado.

Foto: Divulgação

Aloísio Júnior, gerente de agronegócio da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), explica que a instituição continua mantendo o programa de monitoramento e orientação aos produtores rurais do Oeste da Bahia.

“O Programa Fitossanitário da Aiba em sua sétima safra de monitoramento, nesse período prévio ao calendário de vazio sanitário, vem reforçando a orientação fitossanitária, quanto a adoção de práticas de manejo que visem a eliminação da fonte de inóculo (Plantas hospedeiras) da Ferrugem Asiática da Soja no oeste da Bahia.”, explica.

Nosso papel é orientativo, com propósito de fomentar estratégias de manejo fitossanitárias, para o cumprimento da legislação estadual, conforme a Portaria Adab de N° 056 de 31 de maio de 2024.

Aloísio Júnior, gerente de agronegócio – Aiba

Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!

Sair da versão mobile