VAI ATÉ SÁBADO

Belo Horizonte recebe a 40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Realizado anualmente no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), o evento mais esperado pelos criadores e fãs da raça celebra em 2023 quatro décadas de sucesso e evolução

A 40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, no Parque Bolivar de Andrade (Parque de Exposições da Gameleira), em Belo Horizonte (MG), iniciada em 17 de julho, se estenderá até o próximo sábado (29) com muitas atrações.

Iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), o evento é considerado um dos maiores da América Latina que reúne apenas uma única raça, além de ser o maior evento privado, depois do Carnaval, que reúne milhares de pessoas, movimentando a economia e o turismo na capital mineira.

Realizada anualmente, desde 1982, no Parque da Gameleira, a Nacional comemora “Bodas de Esmeralda” em 2023, um momento muito especial para celebrar quatro décadas de evolução do evento que é o mais esperado pelos criadores e fãs da raça.

“Além de promover o encontro de criadores dos quatro cantos do país, o ele é vitrine da beleza, marcha, raça e qualidade de sela do mangalarga marchador”, diz a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez.

Programação da exposição

Para este ano, a expectativa da organização é que mais de 200 mil visitantes passem pelas atrações da exposição ao longo dos 13 dias de evento. Cerca de 500 expositores e mais de mil animais estão presentes na edição que conta com programação variada para o público em geral, produtores rurais, empresários, profissionais liberais e pessoas ligadas ao agro.

Concursos de marcha, provas funcionais e sociais, servirão para o julgamento dos animais participantes, provenientes de todas as regiões do Brasil. Palestras técnicas com especialistas e provas esportivas também fazem parte do calendário.

Segundo Cristiana, o foco é proporcionar um ambiente favorável aos negócios, incentivar a troca de experiências e fomentar o mercado de equinocultura no Brasil.

“O setor movimenta cerca de R$ 30 bilhões. Nossa exposição está inserida nesse contexto. Estamos entusiasmados com essa década de história e honrados de estarmos aqui para comemorar a evolução da raça”, afirma.

O evento conta com atrações para toda a família, entre shows, estandes diversificados e circuito gastronômico com deliciosas opções. Para a criançada, haverá espaço kids e mini fazenda. A edição deste ano será transmitida e comentada ao vivo pela bancada do Resenha do Marchador, um programa interativo do portal ABCCMM.

A raça mangalarga marchador é originária do Sul de Minas Gerais, onde surgiu há mais de 200 anos. Hoje, os animais estão presentes em todos os estados brasileiros e também no exterior, com um plantel de 717 mil animais registrados.

____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.