Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CATÁSTROFE

Brasil registrou 2,7 mil focos de incêndio nas últimas 24 horas

Laboratório da UFRJ informa que mais de 7 milhões de hectares da Amazônia já foram consumidos pelo fogo

incêndio no Pantanal
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 2.758 focos de incêndios, de acordo com o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Todos os biomas apresentam focos, que podem representar uma ou várias frentes de fogo ativas:

  • Amazônia: 1.558 focos;
  • Cerrado: 811;
  • Caatinga: 188;
  • Mata Atlântica: 168;
  • Pantanal: 28; e
  • Pampa: 5

Estados com mais foco

O estado de Mato Grosso é o que mantém o maior número de focos, com 933, seguido do estado do Pará, onde há 415 focos ativos.

Ao lembrar do Dia da Amazônia, celebrado neste 5 de setembro, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, declarou que o governo federal está unido em esforços para combater as principais ameaças que atingem a região neste momento: a seca e os incêndios.

“Mas esse esforço não pode ser só de um ente da federação ou de governos. Precisamos colaborar juntos, com estados, municípios, academia, iniciativa privada e toda a sociedade”, reforçou.

Área consumida pelo fogo

Foto: Valter Campanato

O Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ) informa que mais de 7 milhões de hectares da Amazônia já foram consumidos pelo fogo.

No Pantanal, os incêndios já atingiram 2,6 milhões de hectares, o que corresponde a 17,76% do bioma, e o Cerrado teve mais de 142 mil hectares alcançados, correspondentes a 15,8% do bioma.

Na terça-feira (3), a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República anunciou o frete de mais cinco helicópteros para o combate aos incêndios. As aeronaves já atuam no Pantanal equipadas com um dispositivo capaz de lançar cerca de 2,5 mil litros de água.

Segundo o governo, atuam ainda no Pantanal 907 profissionais do governo federal, com outros quatro helicópteros e oito aviões, além de 44 embarcações. Na Amazônia, atuam 1.468 brigadistas.

Sair da versão mobile