Cerca de 5 mil jovens de todo o País estão reunidos desde terça-feira (25) no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília, para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural. Uma delegação internacional composta por jovens representantes de 21 organizações de 15 países também participaram do evento.
O encerramento do Festival aconteceu na manhã desta quinta-feira (27). A juventude saiu do Pavilhão às 7 horas caminhando em direção à Esplanada dos Ministérios e fez um ato no local.
A pauta contou com propostas organizadas em seis eixos: Democracia e Participação Popular; Trabalho, Produção Sustentável e Renda; Agricultura Sustentável e Resiliência às Mudanças Climáticas; Saúde; Educação do Campo; e Esporte, Cultura e Lazer.
O documento é resultado do diálogo realizado com mais de 270 jovens de todos os estados brasileiros nos Festivais Regionais da Juventude Rural realizados pela Contag entre outubro de 2022 e janeiro de 2023.
Investidos R$ 14 milhões em projetos de pesquisa e inovação no agronegócio do DF
Segundo a secretária de Jovens da Contag, Mônica Bufon, a juventude rural defende a inclusão produtiva da juventude, assim como a preservação e recuperação do meio ambiente, o incentivo à agroecologia, a educação do campo, a geração de trabalho e renda, o respeito às diversidades, fortalecimento da comunicação popular, o acesso a tecnologias de informação e comunicação no campo e pela reconstrução das políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar e sucessão rural.
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.