Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasília

Agroindústria brasileira inicia 2023 melhor do que entrou em 2022, diz FGVAgro

Para o Centro de Agronegócio da FGV, setor reagiu no segundo semestre com fatores estruturais, como recuo do vírus da Covid-19 e abertura da economia

Depois de iniciar 2022 com baixas perspectivas, no ano de 2023 a situação da agroindústria brasileira poderá ser mais promissora. A análise é do pesquisador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (GVAgro) Felippe Serigati, diante do quadro apontado pelo Índice de Produção Agroindustrial (PIMAgro), estudo realizado pela instituição para medir a evolução de curto prazo do volume de produção física da agroindústria.

Serigati estima que a produção agroindustrial tenha um crescimento de 2% este ano, apesar de o último levantamento apontar para uma evolução de 0,7% até agosto. “A economia brasileira teve uma reação no segundo semestre com fatores estruturais, como o recuo na disseminação do vírus da Covid-19 e a abertura da economia, com as pessoas podendo circular com liberdade, o que aqueceu o setor de serviços, que realmente gera empregos no país”, analisou. 

“Combinado com fatores conjunturais, como o aumento do auxílio Brasil, redução tributária de combustíveis e a ajuda a algumas categorias, a exemplo dos caminhoneiros, isso deu um ganho de renda que se refletiu no aumento de demanda para os produtos da agroindústria”, completou Serigati.

Sancionada lei que coloca frutos do cerrado na merenda escolar do DF 

Pelo estudo do FGV Agro, produtos alimentícios e bebidas, terão neste ano crescimento de 2,5%. Serigati explica que, para essa previsão se concretizar, o crescimento do segmento terá que ser forte no último trimestre do ano.

“Será necessária uma evolução de mais de 6% em relação aos últimos três meses do ano passado em toda a agroindústria, enquanto para produtos alimentícios e bebidas esse índice deve aumentar cerca de 5%. Como o quarto trimestre de 2021 foi muito fraco para o setor, essas taxas de crescimento, embora expressivas, são razoáveis”, calcula.

O PIM Agro é gerado a partir de dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile