Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasília

Conab estima produção de mais de 30 milhões de toneladas de grãos em Goiás

Órgão projeta que a maior alta percentual deve ser registrada na produção de girassol, com um incremento de 71,6%

Goiás deve alcançar uma produção total de 32,1 milhões de toneladas de grãos no ciclo atual, crescimento de 11,6% em relação ao ciclo anterior (2021/2022), de acordo com dados do 2º Levantamento da Safra de Grãos, publicado nesta quarta-feira (9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Estudo projeta estimativa de alta, na Safra 2022/2023, puxada pela produção de soja, milho, sorgo, girassol, trigo e algodão. 

“Esta nova rodada de estimativas da Conab nos deixa bastante otimistas. O estado segue com uma projeção de crescimento expressiva para a Safra 2022/2023, mantendo a expectativa de recorde de produção acima da marca de 32 milhões de toneladas”, ressalta o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça. “É a coroação do grande trabalho que vem sendo feito pelo produtor rural goiano, com apoio das entidades do setor e do Governo de Goiás”, completa.

Fotos: Wenderson Araujo

DF terá a primeira delegacia de proteção animal do Brasil 

De acordo com a Conab, a maior alta percentual deve ser registrada na produção de girassol: 71,6%. As lavouras goianas entregaram 21,8 mil toneladas de grãos em 2021/2022. Agora, a estimativa é de 37,4 mil toneladas. O aumento de produtividade previsto é de 71,2%, um resultado surpreendente, segundo a Conab, uma vez que a área plantada deve permanecer estável em 26 mil hectares.

Em termos absolutos, no entanto, a maior contribuição vem do milho. O levantamento mostra que a produção goiana deve saltar de 9,7 milhões de toneladas (Safra 21/22) para 12,9 milhões (Safra 22/23), um saldo positivo de 3,2 milhões de toneladas. Mais uma vez, o diferencial vem do aumento de produtividade, estimado em 33,3%, chegando a 6,7 mil quilos por hectare. A área plantada deve se manter estável em 1,9 milhão de hectares.

No caso do sorgo, a estimativa é de aumento de 6,8%. Com o resultado, Goiás deve totalizar 1,1 milhão de toneladas na safra 22/23, mantendo a liderança do ranking nacional de maiores produtores. Para o trigo e o algodão, as projeções de crescimento são de 4,4% e 0,7%, respectivamente. As lavouras goianas devem entregar 135 mil toneladas do grão de trigo e 122,8 mil toneladas de algodão.

Já a soja segue como principal produto do agro no Estado. A estimativa da Conab para a produção do grão é alta de 0,2%, alcançando 17,4 milhões de toneladas. A área plantada com soja em território goiano deve chegar a 4,5 milhões de hectares, enquanto a produtividade deve ficar em 3,8 toneladas por hectare.

Fotos: Wenderson Araujo

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile