Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Política

Confira os temas do agro que aguardam análise dos parlamentares

Projetos de interesse do agro aguardam o fim do recesso parlamentar, dia 1º de agosto, para voltar às comissões do Congresso

Projetos de interesse do agronegócio aguardam o fim do recesso parlamentar, na segunda-feira, dia 1º de agosto, para voltar às comissões.

Um dos projetos que estão tramitando na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) é o PL 1.459/2022, que revoga a atual Lei dos Agrotóxicos e altera as regras de aprovação e comercialização desses produtos químicos.

Outros projetos que devem ser deliberados pela CRA e pela Comissão do Meio Ambiente (CMA) são o PL 2.159/2021, que trata da Lei Geral do Licenciamento Ambiental, e os PL 2.633/2020 e PL 510/2021, relacionados à regularização fundiária.

PL do Agrotóxicos

O PL 1.459/2022 substitui o Projeto de Lei do Senado 526/1999, do senador Blairo Maggi. A proposta foi aprovada nas duas Casas e retornou ao Senado na forma de substitutivo.

O PL, defendido por setores do agronegócio, divide opiniões, senadores da oposição e entidades de proteção ao meio ambiente se mostraram contra o projeto.

Por razão dessas manifestações, a última reunião do CRA antes do recesso, senadores optaram por aprovaram o requerimento para retomar a proposta de ouvir representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Também foi aprovado requerimento do senador Paulo Rocha (PT-PA) para que seja ouvido o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU), Marcos A. Orellana, sobre as implicações para os direitos humanos da gestão ambientalmente correta e descarte de substâncias e resíduos perigosos.

Em contrapartida, também está em tramitação o PL dos Bioinsumos, de autoria do deputado Zé Vitor (PL-MG), que dispõe sobre a classificação, tratamento e produção de bioinsumos por meio do manejo biológico on farm e ratifica o Programa Nacional de Bioinsumos. O projeto foi pensado para contrapor-se ao PL dos Agrotóxicos e aguarda a aprovação da CMA.

Licenciamento ambiental

A proposta de uma Lei Geral do Licenciamento Ambiental. Em análise conjunta pela CMA e pela CRA, o PL 2.159/2021 demandou três audiências públicas e aguarda o relatório da senadora Kátia Abreu (PP-TO).

A matéria tramitou na Câmara por quase 20 anos e chegou ao Senado em 2021. O projeto envolve tipos e dispensas de licenciamento, autodeclaração, prazos, responsabilidades, entre outras particularidades extensíveis a todos os entes da Federação.

Regularização Fundiária

O PL 510/2021 altera a Lei 11.952/2009, que dispõe sobre a regularização fundiária das ocupações em terras situadas em áreas da União.

O texto original do projeto modifica o marco temporal para a comprovação da ocupação, passando de 22 de julho de 2008 para 10 de dezembro de 2019. Além disso, aumenta para 2,5 mil hectares o tamanho dos módulos a serem regularizados em todo país.

A regularização fundiária passou por três audiências públicas conjuntas e agora tramita na Comissão de Agricultura.

Sair da versão mobile