A Embrapa Soja irá lançar no dia 27 de março, às 11h, na sua Vitrine de Tecnologias, na Tecnoshow 2023, três novas cultivares de soja. Além disso, haverá demonstração de diferentes soluções tecnológicas para os sistemas produtivos e palestras técnicas no auditório do Centro Tecnológico Comigo.
Soja BRS MG534
De acordo com a Embrapa, a BRS MG534 é uma cultivar de soja convencional com alta produtividade, estabilidade de produção e que ainda agrega a tecnologia Shield, que apresenta genes de resistência à ferrugem-asiática. A cultivar Shield é uma ferramenta genética utilizada no contexto do manejo integrado. Mesmo não dispensando o uso de fungicidas, promete maior eficiência e segurança ao manejo químico da doença. A empresa destaca ainda que apresenta resistência às principais doenças da soja (pústula bacteriana, mancha olho de rã, cancro da haste), moderada resistência ao oídio e aos dois principais nematoides de galha. A cultivar é do grupo de maturidade 7.2, o que permite a realização de uma segunda safra, tanto de milho quanto de algodão ou sorgo. A BRS MG 534 é indicada para diferentes regiões de Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso.
Soja BRS 7981IPRO
A BRS 7981IPRO apresenta ciclo médio (cerca de 120 a 125 dias no DF e região e em torno de 115 dias no Oeste baiano e em Mato Grosso). Segundo a Embrapa, a cultivar apresenta elevado potencial produtivo e pode ser cultivada no Brasil Central, na região do Matopiba, no Tocantins e em Mato Grosso, estado onde é uma opção para o produtor que pretende plantar safrinha de milho. Ainda segundo a Embrapa, o diferencial da cultivar é a rusticidade, com raízes que se aprofundam no solo. A cultivar suporta veranicos acima de 15 dias com certa tranquilidade, pois vai entregar boas produtividades. A BRS 7981IPRO também pode ser utilizada em sistemas de integração com outras culturas, como o sistema soja-cana.
Soja BRS 7781
Já o terceiro lançamento é a BRS 7781 uma cultivar de soja convencional de ciclo que varia conforme a região de indicação, sendo semiprecoce (Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal) e precoce (Oeste da Bahia). Segundo a Embrapa, o seu diferencial é o alto potencial produtivo, permitindo maior retorno econômico ao produtor. A planta tem porte ereto e é resistente ao acamamento e ao nematóide formador de galhas Meloidogyne javanica, o que possibilita melhor manejo de áreas contaminadas por esse fitonematoide.
Goiás bate recorde no abate de suínos e frangos em 2022
Serviço
Lançamento novas cultivares de soja
- Data: 27 de março
- Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) – Rio Verde – GO (Rodovia GO 174 S/N área rural de Rio Verde)
- Horário: 11h
- Entrada gratuita
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.