Brasília

Granja do Torto recebe nova edição da Exposição Agropecuária de Brasília

Evento conta com novidades para o agronegócio do Distrito Federal

Brasília volta a receber uma das mais importantes feiras de agronegócio da capital federal. Iniciada na terça-feira (6), a Exposição Agropecuária de Brasília (Expoabra) levará, até 18 de setembro, à Granja do Torto uma série de atividades, como palestras, oficinas, rodeios, leilões, exposições de animais, shows e apresentação de tecnologias agropecuárias.

A feira é voltada para oferecer conhecimento e experiência no agronegócio para o público do Distrito Federal. E tem como expectativa de negócios de R$ 60 milhões, considerando um público total de 300 mil pessoas em todos os dias de evento.

Novidades para o produtor de Brasília

Brasília - Esplanada dos Ministérios
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Expoabra 2022 traz uma série de novidades para o produtor, entre elas estão os fóruns, com debates acerca das demandas do setor. Um dos destaques é o “Fórum Inovação e Tecnologia”, que vai discutir, nesta quinta-feira (8), as novas ferramentas que estão contribuindo para aumentar a produção no campo com qualidade e sustentabilidade. Temas como as novas tecnologias e biotecnologias, soluções sustentáveis, inovação na prática, investimento, startups e cases de sucesso serão abordados durante o painel.

Haverá fóruns que debaterão temas como:

  • Pecuária moderna;
  • Tendências e perspectivas para o agronegócio.

De acordo com o Eugênio Farias, presidente do Parque Granja do Torto, a feira é uma grande oportunidade para a agricultura local.

“Parque da Granja do Torto está se transformando em um polo tecnológico da agricultura sustentável” — Eugênio Farias

“Essa feira é de extrema importância para o Distrito Federal, uma vez que o Parque da Granja do Torto está se transformando em um polo tecnológico da agricultura sustentável e festeja e discute todos os temas que compõem o parque ao longo do ano”, comenta. 

+ Conheça o treinamento da cavalaria para o desfile do bicentenário da independência

Exposição de animais

Exposição Nacional Mangalarga, cavalo
Foto: Marcos Paulo Mariano/Canal Rural

Associações nacionais de raças de todo o país irão organizar atividades, entre elas a exposição de animais. Além disso, estão previstas provas de laço, de tambor e muitas outras.

“Não existe mais no Brasil uma feira agropecuária que agregue 600 bovinos e mais de mil equinos com esportes equestres com diferentes raças de animais, além de uma etapa internacional de rodeio, shows, muita experiência gastronômica” explica Farias.

Outra novidade é a fazendinha de animais de pequeno porte, como pôneis, pássaros, coelhos, bezerros, entre outros animais com alta linhagem genética.

Leilões e rodeios

leilão nelore Paranã
Foto: Bianca Sandrine/Canal Rural

Por meio dos leilões, os visitantes da Expoabra podem disputar a aquisição de algumas das raças de animais mais nobres do mundo nos dias 10 e 12 de setembro. Uma das estrelas é o cavalo árabe, a raça considerada a mais antiga que existe. Outra raça que também poderá ser adquirida é o Tabapuã, tipo de gado fruto do cruzamento do mocho nacional com animais de origem indiana.

Outra atividade oferecida pelo evento são os rodeios. A Professional Bull Riders (PBR) traz a Brasília a edição brasileira da maior liga de montaria em touro do mundo. Os 20 maiores montadores do país disputarão jogos que têm sua fase classificatória na capital federal. O grande vencedor das provas nacionais será conhecido em Barretos (SP) e se classificará para o mundial em Las Vegas (EUA).

Serviço — Exposição Agropecuária de Brasília

expoabra - brasília - granja do torto
Foto: Expoabra/divulgação

Datas: 06 a 18 de setembro
Local: Granja do Torto
Abertura dos portões às 9h
Entrada gratuita até 17h
Classificação etária livre