Brasília

Goiás é o estado escolhido para guiar o Polo Sebrae Agro

O Polo Agro é uma plataforma gratuita que disponibiliza publicações e estudos sobre as mais diversas culturas do país

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado de Goiás ocupa a quinta posição no ranking nacional do Valor Bruto de Produção da agricultura brasileira, e foi o estado escolhido para guiar um projeto voltado ao agronegócio. A iniciativa completa um ano nesta quinta-feira (23) e atende produtores de todo o Brasil.

O Polo Agro  é uma plataforma gratuita que disponibiliza publicações e estudos sobre as mais diversas culturas do país. Mais de 600 soluções voltadas ao agronegócio. Ênio Parmeggiani, Analista Técnico, de Santa Catarina, explica os benefícios dos projetos. 

 Esse período de participação no polo Sebrae Agro temos oportunizado uma série de conexões, sejam conexões que nos permite conhecer mais do que está sendo feito no país, como também conhecer boas práticas que estão sendo desenvolvidas e também parcerias que são sendo construídas e que trazem resultado aos nossos pequenos negócios a montante das plataformas industriais”, disse.

O Polo tem como objetivo integrar de forma estratégica as ações do agronegócio brasileiro para ajudar o pequeno produtor rural na produção e na comercialização do seu produto, além de proporcionar a soma de todos os estados, ele atua em diversos segmentos, como explica o gestor do projeto Douglas Paranahyba.

Nosso primeiro papel é reunir no polo todo esse conhecimento, soluções nesse período. Veja, vários estados têm soluções que outros estados podem precisar, e essa comunicação às vezes acaba fragilizada pela as distância geográficas, ou pela diferença de técnicos que trabalhavam. E o polo tudo isso é reunido e pode chegar rapidamente ao produtor rural as melhores soluções do Brasil inteiro e não somente no estado que ele está estabelecido”, explica o gestor. 

Brasil é 8º país com maior geração de energia solar em 2022 

Como acessar

Para acessar a plataforma basta o produtor clicar aqui, se inscrever na plataforma, apontar seu estado e clicar em uma das publicações, que contam com estudo da área desejada. Por exemplo: se um produtor deseja começar uma granja, o estudo apresenta dados e dicas sobre o segmento.

Próximos passos 

No início deste mês, uma coletiva de imprensa apresentou os próximos passos do projeto. Segundo Paranayba, dentre as metas dessa nova gestão está o lançamento de um aplicativo para divulgação de soluções e estratégias para apoiar produtores da cadeia de hortaliças e frutas.

“Um tema que já identificamos e começamos os trabalhos é a sustentabilidade. Muito se discute sobre o posicionamento do agro brasileiro em relação às exigências relacionadas ao ESG. O Sebrae já está se antecipando e pretende preparar de forma estratégica os pequenos negócios nesse novo cenário, pensando sempre nas necessidades específicas de cada região”, diz Douglas.

horta - hortaliças
Foto: Embrapa

O presidente do Conselho e da Federação de Agricultura de Goiás, José Mário Schreiner falou sobre o objetivo de fortalecer o Polo. 

“E claro junto com esse plano de desenvolvimento que estamos traçando com essas metas arrojadas de dois milhões de atendimento, e claro que vamos estar cada vez mais fortalecendo o polo agro”, declarou o presidente. 

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.