Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasília

Goiás ocupa 7º lugar nacional na produção de café, aponta boletim

Informativo mensal da Seapa destaca dados sobre a produção goiana, que deve registrar crescimento na safra 2021/2022

Apesar da elevada produção de grandes commodities como soja e milho, Goiás também mantém uma pauta diversificada de sua produção, que inclui desde frutas, verduras e legumes a itens de maior valor agregado, sobretudo que variam conforme o tipo de produção, a exemplo do mel e do café. Necessidade de primeira hora do brasileiro, o café ainda tem produção tímida em Goiás, se comparado com grandes produtores nacionais, sobretudo os estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. No entanto, Goiás já ocupa o 7º lugar nacional na produção, mesmo contribuindo com apenas 0,8% da produção nacional, com estimativa da safra 2021/2022 de 16,6 mil toneladas – número que representa aumento de 19,9% em relação ao ciclo anterior.

A primeira edição do Agro em Dados 2023, boletim da Secretaria de Agricultura de Goiás (Seapa) trata sobre essa produção cafeeira goiana, se debruçando sobre números relativos à série histórica da produção, que mostra, por exemplo, a oscilação registrada na bienalidade negativa do café – característica da planta que faz com que produza mais em um ano, em detrimento do outro.

Divulgados os resultados estratégicos da Seagri-DF

Segundo dados do boletim, o destaque da produção vai para as cidades de Cristalina, Cabeceiras cidades fazem parte Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno e também a cidade de Campo Alegre de Goiás, e tem como destino importantes players no mercado internacional, como Estados Unidos, Alemanha, Itália e França.

Em relação a preços, a edição traz dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP) que apontam a elevação de preços registrada desde 2021, mas que sofreu queda no último trimestre do ano, em especial pela estimativa positiva da produção. Uma produção que ganha espaço em xícaras e canecos de todo o País, gerando crescimento econômico, como o ilustrado pelo Valor Bruto da Produção (VBP) do café, que em Goiás deve aumentar 17,7%, podendo chegar aos R$ 300 milhões. 

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile