Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasília

Lula se reúne com representantes de Joe Biden em Brasília

Agenda do presidente eleito também inclui ao longo dos próximos dias reuniões para discutir a PEC da transição e a formação do futuro governo

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e sua equipe de transição têm um encontro marcado com representantes do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta segunda-feira (05/11), em Brasília.

A agenda do presidente eleito inclui uma série de reuniões nesta segunda-feira e também ao longo dos próximos dias para discutir a PEC da transição e a formação do futuro governo. O petista recebe hoje o conselheiro de segurança dos Estados Unidos, Jake Sullivan.

Desde a eleição de Lula, a administração de Biden estuda formas de demonstrar que quer uma relação especial com o novo governo brasileiro. Na última sexta-feira, durante uma coletiva de imprensa em Brasília, Lula já havia adiantado que se reuniria com Biden após a sua diplomação, que está marcada para o próximo dia 12, no Tribunal Superior Eleitoral.

A expectativa é que o conselheiro de segurança dos Estados Unidos, Jake Sullivan, formalize esse convite e também adiante alguns assuntos, como a situação na Ucrânia e também a proposta americana de uma missão internacional no Haiti. 

O governo americano publicou uma nota dizendo que Sullivan vai discutir a relação entre EUA e Brasil e formas de trabalho conjunto em áreas como combate à mudança climática, segurança alimentar, inclusão, migrações e democracia.

Lula estará acompanhado do ex-chanceler Celso Amorim e do senador Jaques Wagner. Fernando Haddad, que estará em Brasília, também deve participar.

Distrito Federal produz mais de 5 mil toneladas de banana

PEC da transição 

O Senado incluiu a PEC na pauta desta quarta-feira (7) do plenário, o que não significa necessariamente que o texto já será votado na quarta. Antes, a PEC da transição precisa ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o que deve acontecer na terça-feira (06).

A proposta de emenda à constituição é a aposta da equipe do presidente eleito para viabilizar o pagamento de R$ 600 do programa bolsa família a partir de janeiro, além de R$ 150 adicionais por criança de até 6 anos.

A informação que circula nos bastidores é que a proposta já teria no Senado cerca de 60 parlamentares favoráveis à aprovação, número suficiente para que a PEC siga para a Câmara dos Deputados.

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile