Brasília recebe o 5º Encontro Nacional de Hortaliça Não Convencionais
O evento visa a promover ações de resgate e de promoção da produção e do consumo de hortaliças com distribuição limitada, restrita a determinadas localidades ou regiões
Com base no interesse crescente pelas hortaliças Panc, o evento tem como objetivo reunir pesquisadores, extensionistas, professores e agricultores em torno de palestras, mesas-redondas, sessão de pôsteres e debates. A programação contará com seminário, workshop, apresentação de resumos e dia de campo.
A exemplo das edições anteriores, o 5º HortPANC vai discutir os avanços na produção e consumo, além das novas perspectivas em torno das plantas não convencionais que vêm se consolidando como fonte de oportunidades para a diversificação no campo e na área de segurança alimentar.
As hortaliças não-convencionais são aquelas com distribuição limitada, restrita a determinadas localidades ou regiões. Além disso, são espécies que não estão organizadas enquanto cadeia produtiva, diferentemente das hortaliças convencionais. Taioba, cururu, bertalha, maxixe, jambu e beldroega são exemplos de hortaliças não tradicionais
De acordo com o pesquisador da Embrapa Nuno Madeir, as PANC são espécies que não fazem parte do nosso dia a dia, que não possuem cadeia produtiva estruturada, que apresentam em geral grande rusticidade, adaptabilidade e resiliência, sendo pouco exigentes em insumos.
“As hortaliças não convencionais têm elevado potencial nutricional e culinário, representando uma verdadeira resposta para melhorar a segurança e soberania alimentar e nutricional e para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas,” explica Nuno.
Coleção de Hortaliças Tradicionais, da Embrapa Hortaliças | Foto: Nuno Madeira
Edições anteriores
O 1º Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais aconteceu em Brasília em 2017. O evento foi criado com o objetivo de congregar profissionais ligados à temática de Hortaliças Não Convencionais, muitas vezes denominadas Hortaliças Tradicionais, visando a ações de promoção à produção e ao consumo, buscando estimular laços entre produtores e pessoas ligadas à culinária e gastronomia e, de maneira geral, à alimentação saudável e sustentável, tendo por intermédio pesquisadores, extensionistas e professores.
Na ocasião, foi sugerido que outras cidades sediassem o evento. Assim, sucederam-se, em 2018 e 2019, as edições de São Paulo e Curitiba, respectivamente. A 4ª edição, prevista para Salvador em 2020, acabou sendo adiada por conta da pandemia da Covid-19, sendo realizada em 2021 em modo virtual.
Em 2022, o 5º Hortpanc será realizado na forma presencial, utilizando a estrutura de auditórios, laboratórios e de áreas experimentais da Embrapa Hortaliças, em Brasília.
Foto: Divulgação/Embrapa
Serviço:
Local: Embrapa Hortaliças
Data: 9 e 10 de novembro
Horário: 8h30 às 18:30
Faixa etária: Livre
Investimento: R$ 200,00 – até dia 31 de outubro
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.