Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasília

Parque da cidade no DF ganha segunda horta comunitária

Os alimentos colhidos nas hortas serão distribuídos gratuitamente para a comunidade e instituições beneficentes

Uma nova horta comunitária está sendo desenvolvida no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek. A aragem do solo está sendo finalizada e, na próxima semana, começa o plantio de hortaliças.

O segundo cultivo está localizado no Estacionamento 10, entre o lago e a pista de cooper. Ao todo, serão 16 canteiros com seis metros de comprimento cada. 

A primeira horta nasceu em julho deste ano. O administrador do Parque da Cidade, Carlos Bougleux, conta que o projeto-piloto surgiu para ocupar áreas vazias com potencial de uso da comunidade e, devido ao sucesso, seguiu adiante.

“Recebemos muitos elogios e respostas positivas das pessoas sobre a primeira horta, então decidimos criar a segunda. Nosso objetivo é que todos os frequentadores do parque tenham a oportunidade de criar um laço com o espaço público”, afirma Bougleux.

Já foram realizadas duas colheitas na primeira horta do parque – em setembro e outubro – e distribuídas para a comunidade. Alimentos como rúcula, chicória, couve, espinafre, alface crespa, lisa e roxa, coentro, cebolinha, agrião, espinafre, salsa, coentro, hortelã e cheiro verde foram colocadas em uma mesa para que pessoas pudessem pegar à vontade.

As próximas colheitas serão divididas entre os frequentadores e seis instituições beneficentes, selecionadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Um terço dos alimentos será distribuído aos cidadãos e o restante, às entidades.

Fotos: Joel Rodrigues / Agência Brasília

DF apresenta iniciativas contra as mudanças climáticas na COP 27 

Plantio 

As sementes das duas hortas são doadas pela comunidade e encaminhadas a um viveiro parceiro, que produz as mudas. “Recebemos as mudas prontinhas, gratuitamente. Depois, fazemos o plantio e a colheita com a ajuda das pessoas”, explica o assessor técnico da administração do parque, Hermes Mariano.

Para participar dos processos da horta, como rega, plantio e colheita, basta entrar em contato com a administração do Parque da Cidade presencialmente ou pelas redes sociais. As pessoas interessadas dividirão as tarefas com os funcionários e cinco reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap).

Fotos: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile