O Distrito Federal receberá, entre os dias 18 e 21 de outubro, a 5ª edição da feira Pesquisadores do Futuro: Inclusão de Crianças e Jovens do Distrito Federal e Entorno no Mundo da Ciência, promovida pela Embrapa-DF e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). O evento, que acontecerá na sede da Embrapa Hortaliças, em Samambaia (DF), terá o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”.
O objetivo é aproximar o público, em especial o infanto-juvenil, do conhecimento científico, mostrando sua aplicação e o impacto no cotidiano das pessoas. Diversas oficinas científicas serão realizadas de forma lúdica para incentivar crianças e jovens no desejo de serem cientistas no futuro. As inscrições estão abertas. A expectativa dos organizadores é receber cerca de cinco mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
Neste ano, a feira Pesquisadores do Futuro incluirá estandes com materiais desenvolvidos pela pesquisa, visitas aos laboratórios – onde são realizados experimentos voltados para o desenvolvimento de novas cultivares de hortaliças – e à vitrine tecnológica, espaço no campo experimental com cultivos de diversas variedades de hortaliças, desenvolvidas pela Embrapa e instituições parceiras, com explanações sobre as características das cultivares plantadas.
Entre as atrações, também estão práticas interativas, como as oficinas com demonstrações de produção de mudas e o funcionamento do laboratório futurista de mudanças climáticas. A programação ainda contempla a apresentação de tecnologias sustentáveis, a exemplo da hidroponia onde as plantas são cultivadas na água com adição de nutrientes e uso mínimo de agentes químicos nessa forma de cultivo.
Inscrições
Apesar do foco da feira ser o público formado por crianças e jovens, todos os cidadãos podem participar. Para isso, basta confirmar presença pelo e-mail ledia.nunes@embrapa.br. As inscrições devem ser enviadas para o e-mail ledia.nunes@embrapa.br.
O evento acontecerá durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), este ano com a temática “Bicentenário da Independência: 200 Anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. De acordo com os organizadores da feira, o tema escolhido pela SNCT vem ao encontro da proposta de popularizar a ciência, buscando reduzir a distância entre o conhecimento produzido e sua aplicação para a melhoria da qualidade de vida, por meio de mecanismos de mobilização da sociedade, em especial crianças e jovens.
“A partir de temas envolvendo ciência e tecnologia, a ideia é aproveitar a nossa experiência para fazer uso de ferramentas que nos permitem contribuir para o desenvolvimento científico, social e humano do País”, assinala Warley Nascimento, chefe-geral da Embrapa Hortaliças e coordenador do evento.
Nascimento destaca ainda que a abertura oficial da feira contará com um painel de discussão acerca do tema da SNCT, com uma palestra ministrada por um representante da Unesco no Brasil, com o tema Políticas em Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil.
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.
*Com informações da Agência Embrapa