A Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal apreendeu neste sábado (15) três pássaros silvestres criados irregularmente em Samambaia (DF). O Grupamento de Operação no Cerrado (GOC) realizou um patrulhamento na região e encontrou gaiolas com os animais em cativeiro, na área externa de duas residências.
Os pássaros apreendidos são um canário-da-terra-verdadeiro e dois periquitos-de-encontro-amarelo. Eles foram encaminhados ao Batalhão Polícia Militar Ambiental e posteriormente ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que sejam levados ao destino adequado.
De acordo com a PMDF, os infratores responsáveis pela criação irregular dos animais foram autuados e responderão judicialmente pelos crimes ambientais cometidos.
Goiano conquista recorde após pescar pirarara de mais de 1,4 metro
Crimes ambientais
De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), a criação de animais silvestres em cativeiro é crime. Diante disso, foram confeccionados dois termos circunstanciados de ocorrência no local pelos crimes ambientais.
O Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal (BPMA) resgatou em 2021 4.229 animais; em 2022, 3.928 animais; e neste ano, de janeiro ao dia 1º deste mês, já ocorreram 711 resgates.
O ranking é liderado pelas aves, em que as espécies mais encontradas nos últimos dois anos foram os canários da terra (964), baianos (545) e periquitos do encontro (282). Entre os mamíferos, houve o resgate de 1.718 saruês; 86 macacos sagui; 75 capivaras, e mais. No caso dos répteis, destaque para as jiboias (298), cascavéis (190) e cobras cipó (85).
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.