Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasília

Safra goiana de banana deve totalizar 204 mil toneladas em 2023

Estimativa é de boletim técnico da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do estado. Município de Anápolis lidera o ranking na produção

Segundo o boletim técnico da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a produção de banana em Goiás deve registrar um crescimento de 2% em 2023, desempenho puxado por um aumento de produtividade de 2,3%. As lavouras goianas devem totalizar 12,9 mil hectares de área cultivada, com entrega estimada em 204 mil toneladas da fruta neste ano. A produtividade, assim, deve chegar a 15,7 toneladas por hectare. 

O conteúdo da publicação é composto por análises e números. Os dados são ilustrados por gráficos e mapas. No caso da bananicultura goiana, é possível conhecer, por exemplo, as séries históricas para produção, área plantada, produtividade, bem como o Valor Bruto da Produção (VBP) estimado para 2023. Também é possível saber quais são os principais produtores municipais. Anápolis lidera o ranking.

“Em 2022, a Ceasa-GO comercializou 27,3 mil toneladas de banana. Desse total, 66,9% foram produzidas nos municípios goianos. Isso indica que há espaço para a produção goiana crescer no mercado interno”, cita o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça. “Esse é o tipo de análise estratégica que o Agro em Dados proporciona, por isso ele é cada vez mais importante para todos os agentes que operam no mercado do agropecuário de Goiás”, completa.

GO deve chegar a 31,5 milhões de toneladas de grãos 

Sustentabilidade

A edição de fevereiro do Agro em Dados traz ainda um artigo do Superintendente de Gestão Integrada da Seapa, Renato de Sousa Faria. No texto, o gestor argumenta que a sustentabilidade é o “novo norte da economia do agronegócio”. Graduado em Direito, Faria é também professor universitário, com MBA Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV, mestrado em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente, cursa o doutorado na mesma instituição.

A edição completa pode ser acessada aqui.

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile