Na próxima quarta-feira (26), a Secretaria da Agricultura do Distrito Federal, em parceria com a Emater-DF, irá oferecer um curso presencial, na Granja Modelo do Ipê, sobre a produção, processamento e comercialização de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).
As PANCs são consideradas pouco conhecidas e de consumo raro. No entanto, possuem um grande potencial nutricional, facilidade de introdução em sistemas de produção familiar de pequeno porte e enorme importância para a segurança alimentar das comunidades. “A proposta do curso é apresentar elementos que apoiem o fortalecimento de toda a cadeia produtiva destas plantas”, conta Athaualpa Costa, coordenador do curso.
“A proposta de inclusão das PANC nas compras institucionais, a exemplo da merenda escolar, promovendo o resgate da nossa cultura alimentar com o fornecimento de espécies de alto valor nutricional, de base de produção agroecológica e da produção familiar local”, complementa Athaualpa.
Desafio da Pecuária Responsável premiará projetos sustentáveis
O curso contará com a participação de especialistas da Seagri-DF e da Emater-DF, que vêm desenvolvendo importantes trabalhos para o fortalecimento da cadeia das PANC no DF, como a implantação de uma Unidade de Referência Tecnológica de Agrofloresta e a criação de um Banco de sementes comunitário. “Também teremos o apoio e participação da Associação de Produtores e Protetores de Plantas Alimentícias Não Convencionais- ASPANC na apresentação de temas de extrema relevância para o setor, como as forma de processamento e agregação de valor destas espécies”, finalizou o engenheiro agrônomo da Seagri-DF.
Além do curso sobre as PANCs, a Seagri-DF irá realizar no dia anterior (25), mais uma etapa do seu ciclo de capacitações em piscicultura. A lista completa de cursos e as formas de inscrições podem ser encontradas clicando aqui
Serviço
- Dia: 26/04
- Horário: 8h às 17h
- Local: Granja Modelo do Ipê da Seagri-DF – SMPW QD 8 CONJ 3, PARK WAY
- Inscrições pelos telefones: 3380-3112 e 3051-6360; ou pelo e-mail: [email protected]
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.